O cardápio da dieta low carb

0

A dieta low carb é uma dieta para emagrecer que irá reduzir os hidratos de carbono na sua alimentação durante um período de tempo determinado. Como qualquer dieta que visa perder peso, deve ser seguida durante um lapso de tempo limitado, pois, pode causar algumas carências. Todas as dietas low carb estão relacionadas com o regime do doutor Atkins, desenvolvido nos 70. Nas primeiras fases da dieta, o seu consumo de açúcar não deverá ultrapassar os 20g por dia (o que equivale a dois iogurtes de fruta).

O açúcar ingerido deve ser o açúcar contido em legumes. Esta quantidade mínima de hidratos faz com que o organismo vá buscar o combustível na gordura, a chamada "cetose" (o mesmo acontece na dieta cetogénica cíclica). É durante esta fase que o corpo vai queimar gorduras e que vai perder peso. Nas fases seguintes da dieta, poderá integrar aos poucos alimentos com mais açúcar. O organismo assim tem tempo para habituar-se e assimilar os hidratos de carbono sem que engorde. Com este cardápio, irá entender melhor em que consiste esta dieta.

Os alimentos proibidos do cardápio low carb

Aqui vai uma lista dos alimentos proibidos nesta dieta. Não iremos falar dos que pode comer, pois, pode incluir tudo menos os alimentos que contêm muitos hidratos de carbono (açúcar). Os alimentos que não pode comer na dieta são:

  • O açúcar em geral. Não se trata apenas de eliminar o açúcar branco, mas sim todo o tipo de açúcares. O mel, bolachas, cereais de pequeno-almoço, guloseimas, milho doce, gelados, molhos doces, cerveja (por conter malte de cevada), leite, iogurtes açucarados ou com sabor, frutas (algumas) e sumos de fruta etc.

  • Os grãos. Esqueça as farinhas, tanto branca como integral, pão, massa, bolo, biscoitos, batata cozida ou frita.
  • Também deve deixar de comer arroz, quer seja integral ou normal e quinoa.
  • As gorduras trans nunca foram boas para a saúde e não o são na dieta low carb. Deixe de lado os aperitivos, salgadinhos e outros tipos de alimentos processados.

Como sabe, a nossa verdura da época e a fruta contêm hidratos de carbono, no entanto, não os podemos cortar da dieta, são tão saborosos e cheios de vitaminas. Porém, deverá limitar o consumo dos seguintes alimentos saudáveis (há mais, este são apenas alguns):

  • A banana. Embora seja rica em vitamina A e vitaminas hidrossolúveis, a banana é rica em hidratos de carbono pelo que deve evitar essa fruta!
  • figo. Este fruto é rico em ferro, cálcio, vitaminas A, B1 e B2 mas também contém hidratos de carbono, pelo que deverá consumi-lo com moderação!
  • uva. Esta fruta é particularmente doce. Na dieta low carb, nada de açúcar!

  • O milho. Embora rico em proteínas, o milho também é doce e contém lípidos.
  • O alho francês. Este legume é muito saboroso e é fonte de vitamina C e B6. Porém, a quantidade de hidratos de carbono que contém não é muito baixa!
  • A cenoura. Magnésio, fósforo, vitaminas A, E e K, beta-caroteno estão presentes na cenoura, mas os carboidratos também!

O cardápio da dieta low carb

Antes de mais, convém pensar no seu cardápio e planeá-lo bem. Deste modo, vai evitar alguns erros básicos. Não se esqueça que não pode ingerir muitos carboidratos, ou seja, qualquer tipo de açúcar. A primeira fase desta dieta é a fase de indução que consiste em diminuir drasticamente para 20g a quantidade de hidratos de carbonos ingeridos e aumentar as proteínas. Deste modo, o corpo irá buscar fonte de combustível na gordura, queimando-a. A vantagem deste cardápio é que não irá precisar de contar as calorias diárias que ingere! Aqui tem um exemplo de um dia low carb:

Pequeno almoço - 2 ovos cozidos temperados com cebola. A proteína é muito presente e não encontramos aqui hidratos de carbono.



Almoço - 1 peito de frango grelhado com uma tira de bacon e couve refogada. Este legume é fraco em hidratos de carbono.

Lanche - Meia chávena de morangos com uma colher de leite creme ou uma gelatina sem açúcar. Nada de cereais ou pão!

Jantar - Camarões grelhados com alho e salada de pêra abacate e alface. A pêra abacate tem gordura saudável e poucos carboidratos.

Ceia - Um pedaço de queijo e meia pêra. Escolha um queijo com pouca ou sem lactose. Evite queijos processados e privilegie o parmesão por exemplo!

No comments

O que é a Dieta Detox?

A dieta detox ajuda o organismo a funcionar melhor e eliminar toxinas. A palavra "detox" vem de "desintoxicação", que significa, limpar o corpo e nutri-lo. ...