O pastel de nata engorda: verdade ou mentira?

0

O pastel de nata, também chamado pastel de Belém, é, de facto, uma tradição em Portugal, mas não só. No estrangeiro, o nosso bolo local tem muitos adeptos e quando acompanhado com um café, ainda melhor. Na verdade, poucas são as pessoas que não gostam do nosso pastel de nata nacional. Mas, como qualquer pastelaria e bolo, tem calorias. Porém, será que o podemos consumir regularmente e inclui-lo na nossa dieta quotidiana ou nos alimentos que se pode comer numa dieta para emagrecer? Estas são as questões que muitas vezes são colocadas pelas pessoas que não resistem a este doce, principalmente quando seguem uma dieta para perder peso rápido mas com saúde. Vamos descobrir qual é o seu valor energético e por que razão é, por vezes, "permitido" numa dieta. Será que o pastel de nata é o amigo dos regimes alimentares mais restritos?

As propriedades do pastel de nata

Um pastel de nata tem como base massa folhada e o seu recheio é composto, principalmente, por ovos, açúcar e farinha. Nada que levante suspeitas, até agora. No entanto, não deixa de conter alguma matéria gorda. Com certeza já notou que o guardanapo ou os seus dedos ficavam com alguma gordura após ter comido um pastel de nata riquíssimo. Bem, como qualquer alimento, contém calorias. Tendo em conta a tabela de composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, este doce contém aproximadamente 298 kcal por 100g.

Quando comparado a outros, este situa-se no fim da lista dos bolos com mais densidade calórica, o que é bom sinal. No entanto, este número pode fazer disparar a sua conta se está a fazer uma dieta para emagrecer com base no número de calorias que ingere por dia. Por fim, esta doçura portuguesa contém aproximadamente 62% de carboidratos, 30% de lípidos e 8% de proteínas.

Pode-se incluir o pastel de nata numa dieta?

Tendo em consideração que uma refeição equilibrada e saudável conta com 400 a 500 kcal, a verdade é que não convém inseri-lo com frequência numa dieta para emagrecer. Se está a fazer uma dieta detox de 5 dias, por exemplo, não poderá, com certeza, em tão pouco tempo, consumir esse tipo de alimentos. Pelo contrário, se está a fazer uma dieta para perder peso de forma prolongada, poderá infringir a lei de forma muito pontual. Tente sempre incluir algum exercício físico para emagrecer. Deste modo, não se sentirá tão culpado.



Como referido anteriormente, o pastel de nata contém aproximadamente 298 kcal, o que o torna uma boa opção menos calórica, é por isso que a ideia de poder inclui-lo numa dieta persiste. Mas não deixa de ser calórico. Ora bem, 298 kcal já representa mais de metade de uma refeição completa. Portanto, há sempre que pensar duas vezes no que vai comer, se está numa fase de emagrecimento. Se precisa de medir as calorias de forma mais controlada, pode fazê-lo, assim terá sempre a noção daquilo que come, sem más surpresas. Pode colmatar esses pequenos excessos pontuais ao intensificar ou prolongar a sua atividade física. Assim, conseguirá repor a balança no sítio certo. O objetivo é manter o compromisso inicial e respeitar a meta, sem ter que passar a ter uma alimentação sem doces e cheia de restrições.

Dicas: dieta com doçura e prazeres

Não desiste e saiba como dar ao seu paladar o privilégio de provar doces durante uma dieta! Opte por sobremesas ou doces menos calóricos. A vencedora da lista dos pecados com menos peso calórico é a tarte de maçã, com "apenas" 196 kcal. Doce e com uma massa quebrada deliciosa. Este é o truque: a fruta. Privilegiar sobremesas contendo uma grande quantidade de fruta será sempre mais sensato que uma fatia de bolo de chocolate. Também prefira confeccionar os próprios bolos em casa.

Assim pode controlar a quantidade de açúcar e os outros ingredientes mais nocivos encontrados na pastelaria industrial. Além disso, para dar mais sabor às suas confecções, adicione especiarias como a canela em vez de açúcar ou sal. Por fim, a salada de fruta é sempre a melhor opção, mas não estamos a falar de qualquer fruta. Não utilize fruta enlatada, mas sim, fruta fresca. Para dar mais pica à sua salada, adicione frutos exóticos e saiba qual é a melhor fruta tropical para o seu corpo (algumas até emagrecem!).

No comments

A dieta da beringela

Gosta de beringela? Precisa de emagrecer? Então esta é a combinação perfeita para perder alguns quilos. Experimente a dieta da beringela e emagreça!