A dieta low carb, uma dieta revolucionária?

0

Existem todo o tipo de dietas, para todo o tipo de perfil. Na esfera das dietas, até encontramos dietas muito loucas que nos levam a fazer tudo e mais alguma coisa para emagrecer. Já foi referido aqui regularmente que a única forma de manter um peso saudável é adotar hábitos saudáveis para não engordar, assim como uma alimentação saudável. Alguns excessos são permitidos, desde que saiba voltar ao normal, com uma dieta detox de 3 dias ou com outro tipo de controlo temporário. A ideia de que os carboidratos (são todos os tipos de açúcares) devem ser reduzidos nos nossos menus quotidianos tem vindo a crescer, nomeadamente devido à dieta do doutor Atkins com as famosas "low carb diet". Esta dieta tem um sistema parecido ao da dieta cetogénica. No entanto, é menos restrita uma vez que permite incorporar na dieta uma certa quantidade de hidratos de carbono. Vamos então descobrir em que consiste a dieta low carb e quais os pontos positivos e negativos.

Os princípios da dieta low carb

Este método consiste em diminuir drasticamente as quantidades de hidratos de carbono, ou seja, açúcar, que ingerimos por dia. Devemos diminuir tanto os hidratos de carbono complexos de desdobramento mais lento (como os cereais, alguns vegetais e leguminosas), como os simples de desdobramento mais rápido (açúcar, mel, algumas frutas com mais hidratos de carbono, etc.). A razão é simples: sem hidratos e açúcares, o corpo terá que ir buscar a gordura já armazenada e queimá-la.

Pode parecer estranho ter que deixar algumas frutas e legumes de lado. É de realçar o facto de a fibra presente nas frutas e legumes ser extremamente importante. Pois permanece mais tempo no estômago, dando menos fome. Em geral, no cardápio da dieta low carb terá que ingerir 20 a 60 gramas de hidratos de carbono, nem mais. Alguns estudos demostraram que as pessoas que comiam mais gorduras e proteínas conseguiram perder mais peso. Já entendeu: o princípio das dietas low carb em geral é escolher alimentos com menos carboidratos. Será esta dieta completamente saudável? E se sim, durante quanto tempo?

Os pontos positivos da dieta low carb

A vantagem mais flagrante é a perda de peso rápida e resultados visíveis muito rapidamente. Esta dieta é indicada para as pessoas que têm que ser operadas e precisam de emagrecer rápido. Pode perder 2 a 3kg por semana com esta dieta. Além disso, esta dieta permite limitar o consumo de alimentos com muito açúcar e alimentos processados, que, de qualquer forma, nunca são bem-vindos numa alimentação mais saudável.



Teve resultados positivos em diabéticos ou pacientes com doenças cardiovasculares. Há outro ponto interessante a ter em consideração no que diz respeito à praticidade da dieta. Esta dieta não o irá isolar, pois é possível segui-la tanto em casa, como fora. Os outros pontos positivos da dieta centram-se no bem-estar. De facto, não sentirá fome, nem cansaço e nem precisa de contar calorias!

Os pontos negativos da dieta low carb

Qualquer dieta que restrinja um certo tipo de alimento, como a dieta do leite ou da dieta do ovo, tem que ser vista com muita atenção. As probabilidades de ceder e voltar a incorporar mais hidratos de carbono nesta dieta são elevadas, levando-o a ganhar o peso que foi perdido. Como referido acima, a dieta low carb modera o consumo de frutas e verduras. Estas limitações podem causar dores de cabeça ou obstipação, assim como falta de certas vitaminas.

Para colmatar a falta de hidratos de carbono, as pessoas têm tendência em ingerir mais carne e enchidos. Os lípidos em excesso aumentam problemas cardiovasculares relacionados com o colesterol. A longo prazo, é pouco viável continuar com uma dieta low carb. Se deseja manter o peso perdido, irá precisar de ajuda médica no fim da dieta. Tudo é uma questão de equilíbrio, não se esqueça!

No comments

Verduras de verão

Com o verão não vêm só os dias quentes, aparecem também deliciosas verduras, típicas desta estação. Descobres as principais verduras e legumes de verão!