Verdura da época

1

Será que conheces os benefícios dos alimentos da época para a nossa saúde? Pois bem, tal como se sabe, tudo o que comemos reflete-se na nossa saúde não só a nível físico, mas também a nível mental. Por exemplo, um simples cansaço pode estar relacionado com maus hábitos alimentares.

Um truque infalível para fortalecer a tua saúde: comer alimentos frescos, como frutas e legumes da época. Só desta forma poderás ter a certeza de que comes alimentos naturais que não são submetidos a tantos químicos.

Para além das frutas da época, também existem verduras que aparecem nos supermercados na sua época de colheita ideal. Só nestas alturas podem oferecer as suas propriedades mais benéficas de uma forma mais natural.

Verduras de primavera: cores, alegria e... espargos!

Com a chegada da primavera somos invadidos com uma explosão de cor e, com ela, também aparecem as mais variadas verduras. As verduras de primavera, para além da sua vivacidade em cor, vêm recheadas de minerais e nutrientes para nos oferecer.

Entre as verduras e os vegetais que podemos ter nas nossas mesas durante os meses de março, abrilmaio e junho, destacam-se os espargos e o aipo. Porquê os espargos e o aipo? Na verdade, os espargos são considerados autênticos diuréticos naturais, devido ao seu alto teor em minerais. No que toca ao aipo, podemos salientar a sua poderosa ação na eliminação de toxinas acumuladas no organismo... conclusão: corpos magrosbarriga menos inchada!

verduras-primavera

Se dás prioridade aos alimentos com mais cálcio na tua dieta, então as folhas de mostarda são as ideais. É verdade, também as folhas de mostarda são verduras que aparecem durante a primavera.  Para além do seu alto teor em cálcio, são ricas em vitamina A, K e também C, sendo excelentes aliadas no combate de algumas doenças.

Verduras de verão: olá pepino e beringela!

A chegada dos meses de verão traduz-se na chegada dos dias longos e quentes e também de deliciosas verduras com um alto teor de água, ideais para esta época. As verduras de verão, de junho, julho, agosto e setembro, ajudam-nos a proteger-nos do calor que se faz sentir e a manter-nos hidratados. É importante nunca se esquecer da hidratação: o teu corpo e a tua pele vão agradecer!

verduras-verao



O pepino pode ser o teu melhor amigo durante os meses quentes de verão. De facto, os pepinos contêm uma elevada quantidade de água e permitem que tenhamos o nosso corpo perfeitamente hidratado e preparado para aproveitar o verão.

No que toca às verduras do mês de agosto importa destacar as belas beringelas: uma das verduras mais refrescantes, poderosas no combate ao colesterol!

Verduras de outono que nos preparam para os meses frios

Enquanto as folhas das árvores caem, crescem novas verduras de outono. O cenário em tons amarelos é complementado com os tons verdes das deliciosas verduras. Os brócolos são um bom exemplo das verduras desta estação. Os brócolos fazem parte do grupo de verduras com mais vitamina C, tornando-se essenciais em qualquer dieta.

A maioria das verduras e vegetais de setembro, outubro, novembro e dezembro como a couve-flor e o nabo, são ricas em vitaminas e minerais que preparam os nossos corpos para os meses frios que se avizinham. Já em dezembro, é a vez da couve-de-bruxelas ocupar lugar nos nossos pratos. Para além de serem muito apreciadas para a noite de natal, contêm propriedades que ajudam a regular a resposta inflamatória.

Verduras de inverno: não às gripes!

Comer verduras e vegetais durante os meses frios é cada vez mais importante. Sabemos que devemos incluir as verduras na nossa alimentação diária durante todo o ano, mas é especialmente durante o inverno que elas são úteis no que toca ao reforço do nosso sistema imunológico. Não te esqueças que é durante os meses mais frios que mais facilmente ficamos constipados ou engripados. Como nós queremos evitar as gripes, devemos aproveitar as verduras de inverno e obter os seus principais benefícios. Na verdade é "dois em um": deliciosas e importantes para a saúde. Por um lado são saborosas e quando cozinhadas a vapor são ideais paras as noites frias. Por outro lado, são ricas em nutrientes e minerais que aumentam a nossa imunidade.

verduras-inverno

O alho-francês é um bom exemplo de verdura de inverno e, por ser rico em vitamina K, é essencial para a saúde dos nossos ossos.

Como vemos, existem verduras para todos os gostos e que contribuem para melhorar diferentes tipos de problemas de saúde. A nós cabe apenas saber quais são as verduras de cada estação, aproveitar ao máximo as suas propriedades e, claro, deliciar-nos com elas!

 

1 comment

Post a new comment

A água com limão para emagrecer

Gosta de limão e do seu sumo? Então prove a água de limão, excelente para despertar o seu organismo e purificá-lo. Conheça todos os seus ...