O regime japonês

0

Hoje em dia existem inúmeras dietas, vindas de vários países com tradições e hábitos alimentares muito diferentes dos nossos. O Japão conta com uma das populações mais envelhecidas do mundo. Terão eles o elixir da juventude? Certamente não o têm, mas têm claramente uma alimentação muito saudável que permite-lhes viver mais e com saúde. É a razão pela qual a dieta japonesa ou o regime japonês nos interessa tanto.

Como sabe, uma dieta não substitui uma alimentação saudável constante. Se quer manter-se em forma, adote hábitos saudáveis ou siga alguns truques para emagrecer naturalmente e sem dieta. Por vezes, uns ligeiros ajustes são suficientes para perder alguns quilos e dar-nos a vontade de seguir em frente. Vamos então tentar perceber melhor esta dieta, descobrir em que consiste, quais são os alimentos principais e como funciona. Vamos lá desvendar o segredo desta dieta mítica!

Como funciona o regime japonês

Entender em que consiste a dieta japonesa é relativamente simples. A alimentação japonesa é semi-vegetariana, é baseada em peixe, arroz, legumes, frutas, algas e chá. É por aí que devemos começar. Além do mais, também devemos refletir sobre as porções de comida ingeridas.



A verdade é que geralmente comemos muito, tão simples quanto isso. Seguir umas simples dicas permitem emagrecer naturalmente, sem termos que fazer dieta, podem ser o início de uma reeducação alimentar. De facto, a comida japonesa em geral está cheia de pequenos conselhos que devemos reutilizar no nosso quotidiano e, claro, adaptar aos nossos hábitos ocidentais. Prefira uma alimentação rica em legumes crocantes (para preservar todos os nutrientes da verdura) e escolha alguma verdura da época. Aposte também na fruta e nos maravilhosos e melhores chás detox para purificar o nosso organismo e abrir as portas ao emagrecimento!

O menu do regime japonês

Já sabemos em que consiste a comida japonesa. No entanto, agora iremos focar-nos sobre a dieta para emagrecer com base no regime japonês. Sendo uma dieta para perder peso, terá obrigatoriamente que ingerir um número menor de calorias do que costuma ingerir, daí esta dieta ser rigorosa e restrita. Note que esta dieta não deverá ultrapassar 7 dias e pode perder até 6kg. Aqui vai o cardápio original que pode adotar para fazer esta dieta:

  • Manhã - Sopa de miso, arroz e chá verde
  • Meio-dia - Salada de algas, beringela grelhada, arroz, espetada de enguias, papaia, pepino e chá verde
  • Noite - Arroz de feijão vermelho com goya e ananás para a sobremesa

Se deseja adaptar o cardápio para uma alimentação mais ocidental, aqui vão algumas sugestões. O princípio é o mesmo e baseia-se num controlo do número de calorias que pode ingerir por dia. Se começar a privilegiar hábitos mais saudáveis, poderá estabilizar o seu peso e então voltar a ingerir mais calorias, mas calorias saudáveis!

  • Manhã - Pão de centeio, queijo fresco, uma maçã, um chá
  • Meio-dia - Arroz integral, esparguete, manjericão e feijão de soja
  • Noite - Bacalhau com molho de tomate e vinho branco, tofu picante, saladinha de pepino, papaia e chá

Outra opção mais radical:

  • Manhã - Café ou chá (sem açúcar, mas sim adoçante), biscoito de água e sal
  • Meio-dia - Beba água após a refeição (para quem acha que a água engorda durante as refeições). Ovos e verduras cozidas ou bife com salada de tomate e cenoura. Também pode optar por um filete de peixe assado ou frango, com frutas.
  • Noite - Um ovo cozido ou bife ou presunto, com cenoura, pepino, repolho, chuchu e iogurte natural

No geral, esta dieta é muito eficaz. Além do mais, pode adaptá-la e ir alterando os legumes. Opte sempre por um peixe magro, como o bacalhau que é permitido nas dietas ou uma carne magra, cozida ou grelhada. Se desejar adicionar um molho, faça um molho sem gordura, apenas com cebola, tomate e vinho. Não pode cozinhar natas nem outro tipo de produto preparado. Esta dieta pode ser muito eficaz se gostar das proteínas vegetais e dos legumes em geral!

No comments

Dieta Detox de 3 dias

A dieta detox de 3 dias pode ser um verdadeiro desafio. As receitas de dieta desintoxicante de 3 dias permitem-lhe perder peso e limpar o ...