O bacalhau na dieta: permitido ou não?

0

Que português não gosta do bacalhau tradicional? Muito consumido pelos portugueses, este peixe é pescado no atlântico norte e é vendido fresco, congelado, seco ou salgado. Cozinhamo-lo de mil e uma formas, mas será que sempre o cozinha da forma mais saudável? Pois, nem todas as receitas contam calorias e o nosso famoso e saboroso bacalhau com natas não é a preparação mais dietética que existe. Ele é o rei do Natal e está sempre presente no menu de consoada e dos pratos natalícios, impossível resistir. Está a fazer uma dieta ou apenas a adotar novos hábitos para não ganhar peso e gostava de incluir o bacalhau no seu cardápio? Será que conhece tudo acerca do peixe mais português que existe? Descubra de que forma pode cozinhá-lo para que não perca nenhum dos seus nutrientes e que todos os seus benefícios sejam aproveitados ao máximo na sua dieta.

As propriedades do bacalhau

Temos a sorte em Portugal de ter um peixe tão rico todos os dias nos nossos mercados. Na realidade, o bacalhau é um peixe versátil que podemos cozinhar de todas as maneiras possíveis. Este possui imensas propriedades vantajosas, pois é de fácil digestão e é rico em proteínas de alto valor biológico e faz parte dos melhores alimentos contra a retenção de líquidos por ser uma proteína magra. Também contém minerais, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio. Ademais, o bacalhau contém ómega-3, excelente para melhorar a concentração, a memórias, mas serve principalmente para eliminar o mau colesterol e aumentar o bom. Ele ajuda então a desenvolver o sistema imunológico e a proteger o sistema cardiovascular.



Será que podemos introduzi-lo no nosso menu de dieta? A resposta é sim, ele é sem dúvida um elemento de uma alimentação saudável! Sendo um peixe magro e fonte de muitos nutrientes, pode inseri-lo na sua dieta. As pessoas que sofrem de hipertensão têm que tomar precauções, pois o bacalhau é muito salgado. Serão necessárias aproximadamente 48 horas para demolhar postas grandes e 6 horas para demolhar bacalhau esfiapado. Note que o sal pode criar vários problemas, nomeadamente a retenção de líquidos, pelo que a primeira tarefa para combater este problema é diminuir drasticamente as quantidades diárias de sódio.

O bacalhau na dieta para emagrecer

Há imensas maneiras de cozinhar o bacalhau e, muitas vezes, não é ele o mau da fita, mas sim o acompanhamento: a batata, a batata frita, as natas, os cremes e os fritos em geral. Uma posta contém aproximadamente 100 kcal, o que faz dele um dos peixes preferidos dos nutricionistas. Este peixe também pode fazer parte dos seus almoços saudáveis para levar para o trabalho, numa salada de grão, por exemplo.

O truque é simples, mantenha o bacalhau cozido ou grelhado no forno mas substitua a batata por outros legumes e os molhes por cremes menos pesados.

  • Bacalhau com natas, sem natas. Não frite a batata, opte por cozê-la em água ou então substitua-a por um legume, espinafres ou brócolos e para unir tudo, coloque um ovo. Para fazer as natas, use leite magro e um bocadinho de farinha, para dar textura. A outra opção são as natas de soja light, se gostar do sabor!
  • Bacalhau à Braz, sem batata. Eis uma versão muito mais saudável! Vai precisar de legumes, como a cenoura, o alho-francês e algumas azeitonas para substituir as batatas fritas! Faça um refogado com um fio de azeite para deixar os legumes ligeiramente cozidos. Em seguida, junte o bacalhau ao preparado de legumes e ponha um ovo para juntar tudo e disponha as azeitonas! Já está!
  • Bacalhau espiritual, light. Como tornar esta deliciosa receita mais leve? O truque está no béchamel. Faça um molho com iogurte natural, queijo de tipo philadelphia e uma gema de ovo cozido. Enquanto, faça um refogado com azeite, cebola, alho, louro e alho francês. Depois, junte a cenoura e coloque o bacalhau desfiado!

No comments