Fruta de outono

0

Com a chegada do outono não chegam só os cenários em tons de amarelo os pisos cobertos de folhas, mas também os primeiros resfriados. Uma das melhores formas de fortalecer o nosso corpo e evitar problemas como este é incluir na nossa dieta uma grande quantidade de frutas. Mas não são devem ser umas frutas quaisquer, mas sim as frutas da época! Sentes nostalgia do verão e do calor? Pois bem, podes consolar-te com o delicioso e reconfortante sabor da fruta de outono!

É importante estarmos conscientes que os frutos da estação são sempre benéficos, pois duas coisas são garantidas: o seu sabor é intenso e as suas propriedades estão mais ativas e naturais que nunca!

Missão vitamina C

Uma das frutas protagonistas do outono é, sem dúvida, a romã: uma excelente fonte de vitamina C. A romã, se consumida regularmente, pode fortalecer o sistema imunológico, prevenindo as gripes e os resfriados. As frutas cítricas (laranjas e tangerinas) para além de serem outras fontes de vitamina C bastante famosas, estimulam a síntese de colágéno, trazendo, por isso, benefícios para os nossos ossos e pele.

É nos meses de outono que o nosso corpo começa a ser "testado" à resistência ao frio e, por isso, nada melhor que incluir os alimentos com mais vitamina C para reforçar o nosso sistema imunitário!

Romã: um remédio natural

Entre os melhores frutas de outono destaca-se a romã. Rica em antioxidantes, vitamina C e proprieades terapêuticas. Esta fruta doce pode realmente ter uma ação protetora a nível gástrico, regulando também o funcionamento intestinal. Ademais, a romã pode ter efeitos benéficos nas nossas articulações.

Outono, a estação dos frutos secos

Os meses mais frios chegam e muitas vezes não temos tanta vontade de comer fruta, contrariamente ao que acontece durante os meses mais quentes. Sabias que podes obter vitaminas e minerais importantes através do consumo de frutos secos? Os frutos secos estão disponíveis durante todo o ano e contêm muitas propriedades essenciais para uma dieta saudável.

As nozes são especialmente ricas em cobre, zinco, antioxidantes e ómega 3. Na verdades, só precisas de três/quatro nozes por dia para consumires a quantidade diária recomendada de ómega 3. De facto, trata-de um fruto seco que pode proporcionar imensos benefícios, como reduzir o risco de problemas cardíacos e diabetes.



As famosas frutas de outono

No outono não podemos esquecer-nos do kiwi. O kiwi é principalmente conhecido pelas suas propriedades laxativas e antioxidantes. O alto teor de potássio e de outros minerais que contém, faz com que o kiwi possa oferecer inúmeros benefícios, como combater o nervosismo e a ansiedade e diminuir o risco de arteriosclerose.

Nem todos sabem, mas as maçãs são também uma fruta de outono. O famoso ditado "uma maça por dia mantém o médico longe" será verdade? Aparentemente sim. Isto porque as maçãs, para além de serem fáceis de digerir, também são uma valiosa fonte de vitaminas, fibras e minerais, podendo contribuir para o combate de inúmeras doenças.

Lado a lado com a maçã temos a famosa pêra! Não menos importante do ponto de vista nutricional, as pêras são ricas em vitaminas, antioxidantes, fibras e potássio. O seu consumo regular promove o bom funcionamento cerebral e a proteção dos ossos.

Restam destacar as nossas saborosas uvas, típicas de outono! A uva é a fruta ideal para quem deseja incluir na dieta os alimentos com mais fibra, antioxidantes e vitaminas. Ademais, possui flavonoides que protegem o organismo contra os radicais livres e protege o coração de problemas cardíacos, pois ajuda a desobstruir as artérias e a regular o colesterol.

 

No comments