As frutas mais estranhas do mundo

0

Qualquer pessoa gosta de fruta e o melhor é sempre variar e tentar comer todo o tipo de fruta, quer sejam frutas ricas em fibras, quer sejam frutas pobres em potássio. Pois, nem todas têm as mesmas propriedades e, para ter o máximo de nutrientes, convém adotar uma alimentação diversificada. Todos nós conhecemos as maçãs, bananas, laranjas, morangos e kiwis. Mas será que conhecem o rambutão ou o mangostão? De facto, existe uma lista enorme de frutas estranhas e pouco conhecidas, mas que são tão benéficas como a fruta que já conhecemos. Infelizmente, nem sempre é fácil encontrá-los nos mercados habituais, por serem frutos exóticos. No entanto, vai passar a conhecê-los, o que despertará em si, sem dúvida, a vontade de prová-los. Além disso, vai ficar surpreendido ao saber que alguns desses frutos até ajudam a emagrecer!

Quais são os frutos mais estranhos do mundo?

Apesar de (ainda) não serem muito conhecidos, há frutos que vão finalmente chegando até nós e que despertam curiosidade por terem formas, cores, texturas ou sabores diferentes àquilo que já estamos habituados. Grande parte desta fruta é exótica, muito saborosa e muito procuradas na Europa. Costumam ter sabores vincados, fazendo viajar as nossas papilas gustativas para um mundo longínquo. De certeza que a pequena lista de fruta estranha que vem a seguir dar-vos-á vontade de viajar ou de ir até ao mercado da cidade ver se encontram alguma delas:

Kino

Também chamado "kiwano", é originário do continente africano, mas agora já o encontrámos em "todo o lado". O kino é um bom aliado no combate aos quilos a mais, pois possui poucas calorias. Contém uma grande quantidade de fibras, sendo que traz uma maior saciedade e ajuda a regular o trânsito intestinal. É sem dúvida uma fruta que pode incluir numa dieta para emagrecer.

Yaca

Esta fruta de origem asiática tem tido cada vez mais adeptos. Tem um sabor que parece ser uma fusão de manga, laranja e ananás e contém vitaminas A, C, E, K e B6. Rica em potássio, ferro e cálcio, é cozinhada de diversas forma e é vista como um substituto sustentável da carne. Também é usado como antidiarreico e serve para eliminar verrugas.

Mangostão

Vinda do sudeste asiático, esta fruta possui um poder protetor sobre o nosso organismo pois protege-o de várias doenças. Também ajuda a controlar o peso por acelerar o metabolismo com o seu alto teor de fibra. É considerada a rainha das frutas tropicais.

Pitaya

Também conhecida como "fruta do dragão", é originária da América Central e é fonte de vitamina A, zinco e ferro. Tem um sabor muito doce e é comum encontrá-la sob forma de sumo ou chá. Também regula o funcionamento dos intestinos e protege-nos da gripe. O seu alto teor de antioxidantes diminui a proliferação de radicais livres, responsáveis pela aparição de tumores.



Rambutão

Esta fruta originária da Malásia, pertencente à mesma família que a líchia, é agora cultivada na Índia, Tailândia e Indonésia, entre outros. Destaca-se por conter muita vitamina C, minerais, potássio e magnésio. Rica em antioxidantes, ela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Durião

Vindo da Malásia e Indonésia, esta fruta destaca-se principalmente pelo seu tamanho. Na verdade, o durião pode pesar até 5kg e o seu interior está dividido em 5 compartimentos, cheios de sementes comestíveis. Também é curioso por ser espinhoso por fora, mas doce e cremoso por dentro, com um sabor parecido ao de um morango. É um fruto realmente peculiar, é tão malcheiroso que é proibido em certos locais, como aeroportos, hotéis e transportes públicos.

Ainda não teve a oportunidade de provar nenhum destes frutos estranhos? Muito distintos daqueles que costumamos comer mas tão benéficos, com aromas, formas, texturas e cores diferentes e singulares. Se for muito difícil encontrá-los, pode provar as melhores frutas tropicais para o seu corpo, para varia da fruta mais comum. Já sabe, se alguma vez tiver a oportunidade de prová-los, lembre-se do que aprendeu acerca deles e faça viajar as suas papilas até outro continente!

No comments

Dieta Detox de 7 dias

A dieta detox de uma semana limpa o corpo, emagrece e elimina a retenção de líquidos. As receitas de dieta desintoxicante para uma semana são ...