Fruta de primavera

0

Apesar de ser possível encontar algumas frutas durante todo o ano, é durante a primavera que nos é oferecida uma maior variedade. Isto ocorre porque durante os meses de março, abril, maio e início de junho a produção de frutas é maior, pois o clima também é mais propício.

Os primeiros dias de primavera são caracterizados por um ar fresco: as neves das montanhas derretem, os dias ficam mais longos e as árvores enchem-se de flores e frutas da época. A primavera, com as suas cores, é sempre uma estação que nos traz mais animo e positividade, apesar de todas as alergias que ela possa provocar.



No entanto, por vezes esquecemos-nos de um dos maiores presentes que esta estação nos dá: as frutas de primavera! Estas estão carregadas de propriedades benéficas que nos preparam para o verão que se avizinha: um suplemento de nutrientes e vitaminas essenciais para o nosso corpo e para dar brilho à nossa pele e cabelo.

Abacate: um dos protagonistas da primavera

O abacate é um dos frutos da primavera e é considerado um fruto exótico. Com uma polpa muito verde, destaca-se pelo seu sabor característico e pelos seus diversos usos, como saladas ou sanduíches. O abacate é rico em ácido linoléico e ómega 3 e, por isso, protege o nosso coração e as nossas artérias dos danos colesterol. Ademais, é uma fonte de antioxidantes, sendo ideal para contrariar o envelhecimento celular e as imperfeições da pele. Na verdade, comer regularmente abacate, pode melhorar o aspeto da nossa pele, tornando-a numa pele sedosa e brilhante!

abacate-fruta-primavera

Por último, esta deliciosa fruta possui um alto nível de vitamina D. Os alimentos com mais vitamina D, como o abacate, podem ser muito importantes para combater doenças cancerígenas e prevenir a doença de alzheimer. Uma excelente ideia será fazer uma salada mista com abacate e laranja: satisfaz o paladar, dá uma sensação de saciedade e proporciona um alto conteúdo em fibra e vitaminas.

Lista de frutas de primavera para apontar

Desde o dia 21 de março até o 21 de junho existem frutas para todos os gostos! É verdade, para além do abacate podemos ter nas nossas casas frutas de primavera com sabores de todo o tipo e propriedades variadas.

  • O morango, uma fruta de primavera com excelentes propriedades nutricionais: alto conteúdo em água e vitamina C.
  • O limão, um cítrico com um aroma muito agradável. Como é rico em vitamina C contribui para reforçar a nossa imunidade.
  • A laranja, um cítrico que, tal como o limão se destaca pela sua elevada quantidade em vitamina C. Por conter fibras também pode ajudar na digestão.

laranja-fruta-primavera

  • A nêspera, uma fruta considerada altamente depurativa.
  • A toranja, outra fruta pertencente ao grupo dos cítricos e que é uma excelente fonte de vitamina C. Para além disso o seu poder antioxidante pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde.
  • O damasco, conhecido pela sua riqueza em betacarotenos.
  • O figo, um fruto conhecido pelas suas propriedades digestivas.
  • A cereja, uma das frutas de primavera que contribui para limpar o nosso organismo de toxinas.
  • O pêssego, uma fruta ideal para quem gosta de alimentos doces. Para além do seu sabor contém propriedades essenciais para a nossa dieta, como fósforo, vitamina B e potássio.

pessego-fruta-primavera

  • A nectarina, uma variedade do pêssego, repleta de vitamina B3.
  • A ameixa, uma fruta com efeito laxante muito suave, ideal para quem tem prisão de ventre.
  • A líchia, fruta de primavera rica em vitamina C, muito recomendável devido ao seu efeito antioxidante.
  • O melão e a melancia, frutas refrescantes muito apreciadas pelas crianças. Não são só saborosas, são também ricas em água, vitaminas, tornando-se perfeitas para combater o calor.

Sabendo quais são as principais frutas da estação podes preparar pratos diferentes dos que tens feito até agora, coloridos e, sobretudo, super saudáveis! Ao usares estas frutas durante os meses de primavera sabes que aproveitas todas as suas propriedades e beneficias a 100% delas.

No comments

Benefícios da Dieta do Abacaxi

A dieta do abacaxi é muita saborosa, fácil e simples de fazer. O ananás é um super alimento, com poucas calorias e cheio de nutrientes.