Fruta de verão

0

Gostarias de planear a tua dieta com frutas da época? Assim asseguras que os alimentos que consomes são os mais benéficos para a tua saúde. Sim, é verdade. Os produtos frescos que são consumidos durante o seu tempo de cultivo conservam muitas mais vitaminas e minerais.



As frutas devem fazer sempre parte de qualquer tipo de dieta, no entanto, é durante os meses de verão que mais são consumidas. Porquê? Pois bem, são alimentos leves, frescos e acima de tudo saborosos! O conteúdo em água e em fibra faz com que as frutas sejam ideiais para combater o calor e a desidratação. Será que conheces todas as frutas de verão? Com a lista que preparámos poderás descobrir as principais frutas desta estação. Poderás beneficiar não só dos seus nutrientes, como também aproveitar o facto de serem mais baratas durante os meses de verão.

Lista de frutas de verão para apontar

As frutas de verão são encontradas entre o dia 21 de junho a 21 de setembro (aproximadamente). De seguida apresentamos-te uma lista das melhores frutas de verão para que possas selecionar as melhores frutas desta estação:

  • O damasco, uma das frutas mais refrescantes do verão. Este é muito rico em vitamina C e minerais, como cálcio, potássio e magnésio.
  • O figo é uma das frutas com mais cálcio e é rico em selénio, tornando-o num poderoso antioxidante e desintoxicante.
  • O pêssego paraguaio, uma fruta derivada do pêssego, destaca-se pela sua doçura. Contém propriedades antioxidantes e anticancerígenas. É ainda uma fruta benéfica para controlar estados de ansiedade.
  • abacate, um dos frutos mais saudáveis e completos que existem. O seu sabor permite combinar o doce, com o salgado, contendo propriedades benéficas como ómega 3.

abacate-frutas-verao

  • A manga é uma fruta com sabor intenso e muito nutritiva. Salienta-se a presença de vitaminas importantes para o funcionamento do metabolismo.
  • O marmelo é uma fruta muito usada para fazer marmelada, sendo benéfico para o sistema digestivo.
  • amora, um fruto rico em antioxidantes, ajuda-nos a combater os efeitos dos radicais livres no nosso organismo. Para além disso são excelentes fontes de vitamina C e K, bem como de ferro e proteínas.
  • Os mirtilos e os arandos são frutos vermelhos com um sabor único e com um baixo conteúdo em açucar, sendo, por isso, um fruto ideal para quem sofre de diabetes. Estes também são muito ricos em antioxidantes e flavonóides.

mirtilos-fruta-verao

  • A maçã, uma das frutas mais consumidas no mundo, pode comer-se com casca em qualquer momento. Esta fruta contribui para reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue e é benéfica para o funcionamento dos intestinos.
  • A pêra é uma das frutas mais saborosas que podemos encontrar no final do verão. É uma fruta altamente nutritiva e é recomendada em qualquer dieta de emagrecimento, devido ao seu alto teor em água e fibra. Para além disso é uma das frutas com menos calorias que podemos consumir.
  • A ameixa é uma das frutas mais famosas do verão. Uma fruta de verão doce, rica em propriedades excelentes, que tem um poder laxante ideal para quem sofre de prisão de ventre.
  • A framboesa, um fruto vermelho com elevado teor em vitamina C, contribui para regular a hipertensão. As framboesas contêm ainda outros componentes importantes, como propriedades anti-inflamatórias.
  • A melancia e o melão, tão apreciadas pelos mais pequenos, contêm um elevado teor em água e são frutas perfeitas para combater as elevadas temperaturas e para nos hidratar de uma forma saudável. Ademais, contêm bastante fibra, facilitando, por isso, o funcionamento do trato digestivo.

Algumas frutas de primavera podem ser encontradas durante o verão. Por exemplo o pêssego e a nectarina poderão estar nas nossas casas até a chegada do mês de setembro. Toma nota das principais frutas de verão e, durante esta estação, surpreende os teus amigos e família com deliciosos e coloridos pratos!

No comments

As saladas menos calóricas

Não consegue fazer uma dieta apenas comendo saladas porque não sabe como lhes dar sabor? Descubra estes ingredientes que vão lhes dar pica sem calorias!