Verduras de primavera

0

Conheces os principais benefícios de comer verduras da época? As verduras da época contêm as vitaminas e os minerais essenciais que o nosso corpo necessita na mudança de estação. Quanto a temperatura muda, também o nosso organismo pede diferentes nutrientes. Será que sabes quais são as verduras e os legumes que deves comer nas diferentes estações do ano?

Apesar de podermos ver diferentes tipos de verduras nos supermercados ao longo de todo o ano, é na primavera que temos uma maior variedade. De facto, os meses de março, abril, maio e junho são perfeitos para a produção de vegetais. Vejamos, então, quais são as melhores verduras dos meses de primavera.

Quais são as verduras de primavera?

Se gostarias de conhecer as verduras que deves incluir na tua dieta durante a primavera toma nota dos seguintes vegetais e aproveita completamente as suas propriedades nutricionais.

Bróculos

Os bróculos são verduras muito completas do ponto vista nutricional. Destaca-se o seu elevado conteúdo de vitamina C e em betacarotenos. Estes últimos transformam-se em vitamina A, uma vez dentro do organismo, tendo um grande poder antioxidante. Devemos incluir na nossa dieta os alimentos com mais vitamina A, de forma a manter a saúde da nossa visão, pele e cabelo.

Para além de ter propriedades anti-inflamatórias, são ricos em fibras, facilitando a digestão e a reduzindo os níveis de colesterol do nosso organismo.

Espargos

Abril e maio são os meses dos espargos! Estes vegetais de primavera são muito fáceis de preparar e podem ser cozinhados de várias formas, desde grelhados, assados no forno ou cozidos a vapor... as possibilidades são imensas! Os espargos contêm uma elevada quantidade de vitamina K, uma vitamina muito importante. De facto, ao incluirmos na nossa dieta diária os alimentos com mais vitamina K podemos melhorar a saúde dos nossos ossos.

Ademais, oferece-nos folatos, propriedades que são essenciais durante a gravidez e que são benéficas para o sistema cardiovascular.

Alcachofra

A alcachofra é rica em fibra, potássio e cálcio. As folhas da alcachofra reduzem a quantidade de açucar no sangue, podendo ajudar no controlo da diebetes, da anemia e ainda da hipertensão.



A alcachofra é considerada um autêntico diurético natural e, por isso, facilita a digestão e contribui para o melhor funcionamento da vesícula biliar. Por outro lado, possui propriedades que protegem o fígado e é ainda muito usada para emagracer. Sim, emagrecer: 1 litro de chá de alcachofa por dia, complementado com uma dieta saudável e exercício físico, pode ajudar a perder peso.

Espinafres

Os espinafres eram o alimento preferido do marinheiro Popeye e não era em vão! De facto, os espinafres aumentam a força nos músculos. Hoje sabe-se que o espinafre não tem tanto ferro como o Popeye pensava, mas ainda assim é recomendado para pessoas anémicas e desnutridas.

Ricos em vitamina A e C, os espinafres contribuem diretamente para fortalecer o nosso sistema imunológico, protegendo-nos simultaneamente contra algumas doenças, como a gripe. Para além disso, contêm poderosos antioxidantes que combatem o aparecimento da osteoporose e hipertensão.

Cenoura

A cenoura é uma raíz rica em diversas propriedades que nos trazem inúmeros benefícios para a saúde. Contendo poucas calorias e possuindo propriedades antioxidantes é uma das principais verduras que têm de estar presentes nos nossos pratos durante a primavera.

Tal como se sabe, "a cenoura põe os olhos mais bonitos" e isto acontece devido ao seu alto teor em vitamina A. Porém, para além disso, é rica em fibras, melhorando a digestão e combatendo ainda a prisão de ventre.

Para obter todos os benefícios, é aconselhável comer uma cenoura por dia, preferencialmente crua, de forma a não perder nenhum dos seus nutrientes.

 

No comments

A Dieta da Sopa funciona?

A sopa é uma refeição riquissíma que deve sempre fazer parte do seu cardápio. O funcionamento da dieta da sopa é extremamente simples e descomplicado.