Estar de dieta no Natal é possível ?

0
Não engordar no Natal

O Natal está prestes a chegar e provavelmente já pensou no que ia preparar para o Natal, que almoços e jantares vão cozinhar este ano. Se está preocupado porque não quer ganhar peso ou estragar por completo a dieta para emagrecer que está fazer, terá apenas que seguir alguns conselhos. O Natal é uma época em que comida não falta, o que pode representar um perigo para certas pessoas. No entanto, é possível disfrutar deste momento sem rebentar a balança das calorias! Há que ser mais astuto que as calorias! Siga estes 5 conselhos para ter uma alimentação sempre saudável e não engordar durante a época natalícia.

Escolha entradas de Natal saudáveis

Durante as festas todos nós temos o hábito de petiscar e de comer muitos aperitivos, relativamente calóricos, para abrir o apetite para os almoços e jantares de Natal, fim de ano, etc. No entanto, aí está o truque: deixe de comer os aperitivos! Não lhe vão encher a barriga e apenas servem para adicionar mais calorias às refeições. Se for mesmo impossível deixar de comer aperitivos, opte então por alimentos mais saudáveis e com poucas calorias. Se substituir enchidos e salsichas por frutos secos ou a batata frita por tiras de cenoura e pepino com iogurte magro baixo em gorduras. Também pode optar por trocar os enchidos por fiambre magro de frango fumado.

Entradas saudáveis para o jantar de natal

Vitalina Rybakova || Shutterstock

Tente reduzir os níveis de gordura nos pratos natalícios

A consoada é um momento de pura partilha entre famílias e amigos e todos nós metemos a mão na massa quando se trata de confeccionar belas refeições. Belas refeições estas que costumam levar muita manteiga e gorduras animais. Uma forma de reduzir a quantidade de gorduras é cozinhar com azeite, pouco claro. Também não se esqueça de retirar a pele do frango ou do peru, pois costumam ser gordurosas. O famoso bacalhau português também é uma excelente alternativa à carne, que é naturalmente mais gordurosa. Além de ser um peixe rico, o bacalhau é aconselhado na dieta, quando cozinhado de forma saudável, claro!



Reduzir o uso de gorduras na confecção de prato natalícios

Gabor Kenyeres || Shutterstock

Tenha em conta o tamanho dos pratos

O Natal é sinónimo de comida e de fartura. Pois, temos tendência em abusar nessa altura e nem sempre olhamos para as quantidades de comida que ingerimos. Escolher pratos de tamanho mais pequeno ao habitual é uma das dicas que ajuda a emagrecer sem dieta e que costuma funcionar. O prato também pode servir-nos para medir as quantidades e evitar que exageremos. Como já sabe, para conseguir ter uma refeição completa e saudável, deve sempre incorporar verduras. Se o seu prato não estiver verde o suficiente, ponha mais legumes!

Usar pratos pequenos para medir as quantidades de comida que ingere

okawa somchai || Shutterstock

O álcool é o inimigo da balança

Se não quer que a época natalícia dê cabo do seu peso, pondere em eliminar o álcool das suas refeições ou então restringir o seu consumo. Já ouvimos dizer que a cerveja engorda e que o álcool em geral não ajuda a emagrecer por ter "calorias vazias" que aumentam o nosso apetite. No entanto, sabemos que é impossível não beber uma pinga de álcool nessas alturas. A dica é ir alternando um copo de vinho com vários copos de água. A água não engorda e dá-nos uma sensação de saciação relativamente grande.

O vinho durante o natal deve ser evitado ao máximo

Ievgenii Meyer || Shutterstock

Pode comer sobremesas, mas sobremesas saudáveis

Os doces e as sobremesas de Natal são tão saborosos que é impossível resisitir.  Se está numa dieta para emagrecer, o açúcar e as sobremesas são um autêntico ponto negro. As tartas, os gelados, os bolos tradicionais são uma tentação incessante. No entanto, se a sua refeição já foi muito rica, o mais sensato é escolher uma sobremesa leve, como frutas tropicais, excelentes para o corpo. Pode fazer umas espetadas de fruta coloridas. Parecendo que não, subsituir sobremesas por fruta ajuda a reduzir drasticamente o número de calorias ingeridas.

No comments