Verduras de verão

0

Todos sabemos que comer vegetais e verduras é importante. Para além de darem cor aos nossos pratos, oferecem-nos inúmeros nutrientes essenciais ao nosso organismo. Porém, o ideal será comer verduras da época, pois só assim conseguimos obter todas as suas propriedades da forma mais natural possível. A  frescura das verduras da estação é notória e pode, realmente, contribuir nos mantermos saudáveis e fortes.

As verduras que podemos encontrar durante o verão são ideais para os meses quentes, devido ao seu alto teor em água e fibra. Será que sabes quais são as melhores verduras de verão?

Verduras de verão: mais cor e saúde

Com a chegada dos dias grandes e dos meses quentes a nossa alimentação também deve mudar, combatendo, assim, as altas temperaturas. Descobre as verduras de verão que te ajudarão a refrescar de uma forma saudável.

Pepino

pepino é um dos protagonistas das verduras dos meses de verão. Para além de ser refrescante, é um dos melhores elementos que podemos colocar nas saladas. Para além de conter uma elevada quantidade de água, também é uma boa fonte de vitamina C, importante para a saúde da pele. Além disso, o pepino possui bastante fibra, potássio e magnésio.

Ao comprares um pepino, procura escolher pepinos firmes e brilhantes, arredondados nas suas bordas, com uma cor verde escura.  Inclui-los nas tuas saladas, sanduíches ou sopas: refresca-te e hidrata-te!

Beringela

As beringelas são conhecidas por serem ricas em fibra e pobres em gordura e, por esta razão, são adequadas para quem sofre de diabetes tipo 2 ou para quem deseja perder peso. Para além disso, são ricas em água e poderosos antioxidantes, prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol.

Por outro lado, para quem sofre de anemia a beringela pode ser bastante benéfica, pois é uma fonte de ácido fólico, uma propriedade que estimula a produção de células do sangue.



Os benefícios da beringela também abrangem a beleza. De facto, por ser um vegetal rico em vitamina C ajuda também a nossa pele a ficar mais suave e macia e a evitar o envelhecimento precoce.

Abóbora

A abóbora também é um alimento bastante versátil, podendo ser usada em diversos tipos de pratos, mais doces ou mais salgados: desde delicosas sopas a magníficas sobremesas. Para além da sua versatilidade é ainda rica em vitaminas A, C e E.

Sabe-se que devem ser evitados os alimentos que têm mais colesterol, sustituíndo-os por outros alimentos, como as abóboras. De facto, as abóboras não contêm colesterol. Na verdade, possuem fitoesteróis, muito conhecidos por reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Ademais, apesar das abóboras serem doces, têm um baixo índice glicémico, podendo ser, por isso, adequadas para quem sofre de diabetes.

Cenoura

cenoura é muito rica em betacarotenos, propriedades que se transformam em vitamina A no nosso organismo. E é exatamente pela presença de vitamina A que se diz que "a cenoura põe os olhos mais bonitos". Para além disso, é rica em fibras, facilitando a digestão e melhorando o funcionamento intestinal.

Por outro lado, a cenoura é uma boa fonte de potássio e, neste sentido, contribui para relaxar a tensão dos nossos vasos sanguínos e artérias.

Cogumelos

Há vários tipos de cogumelos que estão disponíveis todo o ano. Porém, é durante o verão que encontramos algumas variedades de cogumelos, como a chanterelle. Com um baixo teor de sódio e gordura e altos níveis de fibra, os cogumelos são uma excelente maneira de dar mais vida aos nossos pratos.

Ao comprar cogumelos, devemos escolher os que que estão mais secos e firmes, podendo confecioná-los de diversas formas. Na verdade, é um vegetal muito versátil, rico em vitaminas e minerais, perfeito para uma dieta saudável e equilibrada.

No comments

A Dieta Detox funciona mesmo?

A dieta detox funciona mesmo uma vez que através da ingestão de alimentos desintoxicantes, o organismo fica limpo de toxinas. O programa detox emagrece.