Alimentos permitidos na Dieta Cetogénica



Quando precisa de perder alguns, ou muitos, quilinhos, está na altura de fazer uma das dietas para emagrecer. A dieta cetogénica vai-lhe permitir resultados fantásticos uma vez que é bastante restrita e a forma como a dieta cetogénica funciona é bastante diferente de qualquer outra dieta.

Apesar da dieta cetogénica ser apropriada para desportistas, muitas vezes a energia esgota-se mais rapidamente sendo necessário repô-la através da dieta cetogénica cíclica. Porém este regime é exclusivamente para desportistas que querem ganhar massa muscular e fazem treinos bastante puxados.

Alimentos sem carboidratos na dieta cetogénica

Esta dieta é feita com a restrição de carboidratos e por isso a dieta cetogénica funciona à base de proteínas, gorduras , fibras, vitaminas e minerais. Esta dieta promove a liberação de corpos cetônicos que são substâncias que ajudam a queimar gordura e emagrecer.

Os corpos cetónicos libertados pelo fígado podem causar efeitos como: tonturas, cansaço, desidratação, mau hálito e náuseas. Outra desvantagem que a dieta cetogénica apresenta graças à libertação destas substâncias é o aumento do colestrol.

Dieta cetogénica não tem carboidratos

Os alimentos proíbidos na dieta cetogénica estão cheios de carboidratos e por isso, alimentos como massas, pão branco, bolachas, gelados, arroz branco, bolo, chocolate e leguminosas devem ser evitados.

Para fazer uma dieta cetogénica tem de estar mentalizado que alimentos como estes vão ser eliminados do seu cardápio, mas em contrapartida, tudo o que não for carboidrato pode ser consumido à vontade, resultado num cardápio bastante saboroso.

O que comer na dieta cetogénica

O tempo que dura a dieta cetogénica não deve ultrapassar as duas semanas uma vez que os carboidratos são extremamente importantes para uma alimentação saudável, não podendo ser cortados para sempre do seu cardápio. Ao fim das duas semanas as reservas de energia no seu organismo irão esgotar-se, por isso necessitam de ser repostas através da ingestão de alimentos com carboidratos. Uma vida sem carboidratos não é saudável nem aconselhada.

Permitido comer na dieta cetogénica

Após a ingestão de carboidratos durante aproximadamente uma semana, pode voltar a fazer a dieta cetogénica apenas com os seguintes alimentos presentes no seu cardápio:

  • Carnes de vaca, porco, frango, peru ou outras
  • Peixes (sobretudo salmão)
  • Enchidos como presunto, linguiça, mortadela, bacon ou salsichas
  • Laticínios (sobretudo ovos e queijos brancos)
  • Azeite, óleo, manteiga, margarina, maionese
  • Gelatina sem açúcar
  • Chás sem açúcar
  • Patés
  • Legumes
  • Castanhas e nozes
  • Abacate

Como fazer a Dieta da Sopa

Veja os passos, o que comer e como fazer a dieta da sopa para conseguir emagrecer em uma semana! Saiba as dicas mais importantes ...