Consoada: os 4 melhores pratos natalícios

0

O último mês do ano chega e traz consigo o frio, os casacões, as botas, os guardas-chuva e, a parte melhor, o natal. É um mês mais dedicado à família, amigos, enfim, às coisas boas da vida... Não é por acaso que o natal é a época preferida de muitos. É justamente nesta época do ano que todos passam e dizem "Bom dia!", "Feliz natal!", isto porque o espírito natalício contagia todos. Com esta felicidade contangiante vêm também os reencontros com familiares, a troca de presentes, e a tão esperada ceia de natal dia 24 de dezembro.

A comida é sempre uma boa razão para nos reunirmos com quem mais gostamos, mas no natal tem um sabor ainda mais especial. Gostamos de ter na nossa mesa de natal os pratos de natal mais tradicionais e, claro, as melhores sobremesas natalícias. O cardápio da ceia de natal é diverso e muitíssimo saboroso. Apesar de ser algo tradicional é possível personalizar a ceia de natal e torná-la única, diferente ano após ano.

Rei do natal: bacalhau

O bacalhau é todos os anos o protagonista da ementa de consoada. O bacalhau tem um alto valor nutritivo e, para além disso é de fácil digestão. Ao conter ómega 3, contribui para diminuir o colesterol mau e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

É possível cozinhar o bacalhau de diversas formas. Na verdade, existem inúmeras receitas saborosas e que são muito usadas para a ceia de natal. Mas como escolher o bacalhau no supermercado? Há algumas características importantes a ter em conta na hora de o escolher, tais como: apresentar uma cor amarela (como cor de palha); ser seco e bem curado; ter o rabo direito; estar limpo e sem manchas escuras.

bacalhau-natal



Primeiro é necessário demolhar o bacalhau e depois, sim, cozê-lo. O bacalhau deve ser cozido com lume baixo de forma a não perder a sua suculência. O bacalhau de consoada geralmente é acompanhado com batatas cozidas, couves, repolho, cenouras e ovos cozidos, bem regados com azeite. Para os mais novos pode ser feito uma receita diferente, mais a seu gosto, como bacalhau com natas. O pastel ou bolinho de bacalhau também é uma boa hipótese para quem quer variar um pouco.

O tradicional peru de natal

Como se sabe, o peru também ocupa um lugar importante nos centros das mesas de natal. A tradição de comer peru no natal teve origem nos Estados Unidos da América, chegando à Europa através dos espanhois. O peru assado é um dos pratos mais famosos da ceia de natal, principalmente no Brasil. Este vem normalmente recheado com uma mistura de carnes, enchidos, pão e diferentes tipos de temperos.

peru-natal

O peru é uma carne magra rica em inúmeros minerais, como potássio, fósforo, zinco e ferro. Para além disso, é conhecido pelo seu alto teor em proteína, sendo benéfico para a saúde. Na verdade, os alimentos com mais proteína trazem muitos benefícios, ajudando, por exemplo, a manter os músculos fortes.

Cabrito assado para o dia de natal

Após a consoada, temos o dia de natal, no qual não pode faltar comida também. Em portugal, o cabrito assado no forno é um prato muito famoso para o almoço do dia de natal, dia 25 de dezembro. Cozinhado com vários temperos, como vinho branco, azeite, alecrim, o cabrito é marinado antes de ir ao forno e pode ser acompanhado com deliciosas batatas assadas.

Aproveitar as sobras: a Roupa Velha

E as sobras? O que fazer com a comida que sobrou da consoada e do dia de natal? Temos sempre receio de cozinhar comida a menos, acabando muitas vezes por fazer batatas, couves e bacalhau a mais, por exemplo. E é por esta razão que em Portugal há uma excelente tradição para aproveitar as sobras: a chamada "Roupa Velha".

A "Roupa Velha" trata-se de um prato simples: bacalhau desfiado com legumes picados, que contém alho e azeite. De forma a tornar a receita ainda melhor e mais completa podem ser adicionados ovos cozidos. Os ovos estão incluídos no grupo de alimentos com mais vitamina D e, desta forma, para além de oferecerem inúmeros benefícios à saúde dão também mais textura e sabor ao prato.

No comments

A Dieta do Abacaxi funciona?

Para além da alimentação e das receitas de de dietas com abacaxi, existem regras de ouro que têm de ser cumpridas durante a dieta do ...