6 hábitos saudáveis para não engordar

0

Sente-se fraco, com falta de energia, mas não sabe porquê? Também gostava de eliminar alguns quilos e, portanto, ser mais feliz? Não gosta de dietas para emagrecer rápido e quer continuar a disfrutar de tudo? Há uma solução para todas estas perguntas: um reajuste e uma pequena reeducação alimentar podem ser suficientes para emagrecer, comer de forma mais saudável e viver simplesmente melhor, muito facilmente. Na verdade, o stress acumulado pode levar as pessoas a esquecer-se de si mesmas, no sentido em que já não têm gosto em cuidar de si e da sua saúde como deveria ser. Estes conselhos baseiam-se em alimentação e vida ativa, a única dupla que funciona sem falhas. Se seguir estes conselhos, vai poder comer sem calcular as calorias diárias que pode ingerir e disfrutar dos alimentos sem peso na consciência!

1. Encontre um equilíbrio na sua alimentação

Não estamos a dizer para parar de comer alimentos calóricos ou as suas pastelarias preferidas. Apenas para equilibrar as coisas, nomeadamente o número de calorias ingeridas. Não se trata de contar as calorias como numa dieta, mas de ter uma pequena noção daquilo que consumimos ao longo do dia.  Se sabe que vai jantar fora, num restaurante cuja cozinha não é propriamente ligeira, tente nivelar a quantidade de gordura assimilada durante o dia. Opte por merendas saudáveis com fruta e fibras (grãos, cereais, etc.), frutos secos e água.

2. Apostar em sabores dinâmicos

Os legumes também podem ser muito saborosos, apenas é necessário saber como realçá-los. Varie os sabores e opte por comprar verdura da época, assim terá sempre uma diversidade de legumes nos seus pratos. Desperte a sua curiosidade pela cozinha baseada em legumes e veja receitas novas, inove sempre um pouco. Adicione especiarias, tempere-os bem e faça-os saltear na frigideira com um fio de azeite ou assar no forno. Incorpore sempre verdura nas suas refeições e come-as primeiro, assim não terá tanto apetite para comer alimentos menos saudáveis.

3. Planificar, comprar, preparar, armazenar

Será que é mesmo uma pessoa metódica e será que a organização faz parte do seu quotidiano? Tente arranjar tempo para dedicar-se às suas compras, isto é, tente comprar os alimentos e produtos no mercado ou em lojas biológicas que, por vezes, competem com os grandes supermercados. Ao chegar a casa, pode preparar os legumes, cortá-los e colocá-los em recipientes organizados. Deste modo, durante as semanas de trabalho mais carregadas, ao chegar a casa apenas terá que tirar o recipiente do frigorífico e cozinhar as verduras. Poupe tempo e com certeza terá mais vontade de comer legumes!



4. Escadas sim, elevador não

Não interprete mal esta frase. Não se trata aqui de exercer uma atividade física intensa, mas sim regular e ligeira. Em vez de subir os 4 andares de elevador, suba apenas 3 e vá pelas escadas para subir o último andar. Saia do autocarro uma paragem antes da sua e percorra o resto do trajeto a pé. Tente sempre usar as escadas, quer no metro ou em centros comerciais. São pequenos gestos que fazem a diferença e sentir-se-á mais leve ao acelerar o seu metabolismo.

5. Almoce como um rei

Almoçar como um rei e jantar como um pobre é uma frase muito conhecida mas pouco posta em prática. O seu organismo será mais eficiente ao digerir durante o dia e terá todo o tempo para fazê-lo. Além do mais, precisa de energia e de calorias para funcionar corretamente, até uma certa hora, pelo que é importante respeitar e fazer as várias refeições do dia. Comer bem ao almoço não significa ingerir uma refeição exageradamente calórica, mas sim com proteinas, legumes verdes, como a cove. Mas coma bem. Ao contrário, escolha um jantar leve para não engordar e aposte em certos alimentos para dormir melhor.

6. Não se deixe influenciar pelos amigos

Este hábito pode parecer estranho, uma vez que os nossos amigos apenas querem o nosso bem e são boas influências. Infelizmente, acontece que nos comparamos às pessoas à nossa volta e aos hábitos alimentares e ao físico de estas. Ora bem, se estas não têm bons hábitos, iremos sempre pensar que os nossos são um pouco mais saudáveis e não tentaremos melhorar a nossa alimentação, o que pode levar-nos a ganhar peso. Felizmente, o contrário também pode acontecer com amigos muito ativos que levam uma vida muito saudável!

No comments

A água com limão para emagrecer

Gosta de limão e do seu sumo? Então prove a água de limão, excelente para despertar o seu organismo e purificá-lo. Conheça todos os seus ...