Os melhores alimentos contra a retenção de líquidos

0

A retenção de líquidos, como o nome indica, é quando o corpo armazena mais líquidos do que devia. Este fenómeno é causado por diversos fatores, tanto a nível da alimentação, como a nível de hereditariedade. Claro, prefira sempre cozinhar em casa, para ter um maior controlo sobre aquilo que ingere e diminua o sal. Existe, de facto, maneiras para combater a retenção de líquidos e a prática de um exercício regular é uma delas. Saiba que a alimentação tem um papel primordial para acalmar a retenção de água uma vez que é ao ingerir água que vamos repor os níveis de forma mais equilibrada. Pode parecer estranho, mas a água é o elemento principal no combate à retenção excessiva. Saiba qual a quantidade de água que deve beber por dia e tente manter esse hábito! Também, apenas ao adotar hábitos que ajudam a manter a linha, já conseguirá ver alguma diferença, principalmente nas suas pernas, lugar onde se acumula geralmente a água. Mas para já, vamos focar-nos nos principais alimentos que ajudam a combater este mal.

A melancia

Como sabe, o peso desta fruta de cor viva é constituído por 90% de água. Ela é um diurético natural e traz muitos benefícios. O truque é não comer melancia durante ou logo após as refeições, pois, a água que contém pode interferir no bom funcionamento da digestão.

Rica em vitamina B, C, potássio e em licopeno, ela previne o cancro e combate o envelhecimento! Além do mais, a melancia faz parte das frutas que emagrecem. Faça um batido, adicione sumo de limão natural e um pouco de menta. Uma maravilha!

Carnes brancas

As proteínas contidas na carne branca vão manter os níveis de água no corpo. Pois, ao atraí-las de volta para os tecidos e para o sangue, o organismo voltará a encontrar um equilíbrio. Pode alternar a carne branca com algum pescado magro, como a dourada e o bacalhau ou alguma proteína de origem vegetal (cereais integrais, lentilhas, arroz, soja, quinoa, amêndoas, nozes, entre outros). Não se esqueça de cozinhá-las de forma saudável, cozidas em água ou grelhadas. Evite o sal para temperá-las e opte por condimentos e temperos diferentes, como o pimentão ou o açafrão!

Chás e infusões

O chá branco e verde, as infusões de carqueja, cavalinha e dente-de-leão são, sem dúvida, as mais eficazes. Vão diminuir a sensação de inchaço e limpar o corpo. A partir de estas plantas medicinais, pode fazer os melhores chás detox para o seu organismo.



Diuréticos e depurativos, ajudam a eliminar as toxinas afim de melhorar a função dos rins. Em geral, estas infusões facilitam a digestão e a eliminação das gorduras, sendo alidas para quem queira emagrecer!

A toranja

A toranja é uma fruta fantástica para emagrecer e combater a retenção de líquidos. Além de ajudar a eliminar o excesso de água, ela purifica o organismo e otimiza o funcionamento dos rins e do fígado, facilitando a drenagem do corpo. É uma fruta que pode, sem dúvida alguma, adicionar ao seu cardápio se fizer uma dieta detox. Confeccione um delicioso sumo detox com uma toranja, meio bulbo de funcho e uma maçã e misture tudo numa centrifugadora até ficar líquido.

A cebola

A cebola representa uma vantagem: é cultivada o ano inteiro e encontramos este bulbo em todos os mercados. Além de ter um poder para "desinchar", a cebola também é excelente para reduzir a tensão arterial e limpar o sangue.

Se gosta dela crua, saiba que é a melhor forma de consumi-la para manter todos os nutrientes. Também pode fazer um xarope de cebola, apenas terá que ferver 250g de cebola, adicione um pouco de açúcar mascavado ou mel e meio litro de água.

No comments

Fruta da época

Sabes quais são as melhores frutas da época? Descobre quais são as frutas de cada estação e beneficia a 100% das suas propriedades!