Os benefícios de uma alimentação sem lacticínios

0

O leite de vaca sempre foi visto como um alimento completo, rico em nutrientes e especialmente necessário da fase de crescimento nas crianças. No entanto, a opinião pública acerca destes produtos tem mudado aos poucos. "O leite é importante na alimentação dos mais novos para os ossos porque tem cálcio". Todos nós já ouvimos essa frase mas será o leite a única fonte de cálcio? Será o leite essencial para uma alimentação saudável?

Claro que não. Há imensos alimentos e legumes com muito cálcio! O consumo de leite tem algumas desvantagens e nem sempre é saudável. Uma dieta sem lacticínios significa deixar de lado o leite, mas também os derivados deste, como o queijo, os iogurtes, as natas e os gelados. Parece difícil mas a sua barriga agradecerá! Pois, se olhar para a dieta seca barriga, poderá ver que esta contém muito pouco leite no seu cardápio.

Algumas pessoas apresentam diferentes graus de alergia às proteínas do leite, principalmente à caseína. Mas também apresentam intolerência à lactose, proibida no cardápio da dieta low carb, por ser açúcar e, consequentemente, hidrato de carbono. Nestes casos, eliminar lacticínios é importante para minimizar certas reacções alérgicas relacionadas com a digestão, naúseas e diarreias e até com problemas respiratórios. Se deixar de consumir leite, quer por convicções pessoais no âmbito de uma dieta vegana, quer por questões de saúde, estes são os benefícios de uma dieta sem produtos lácteos:

Melhora a digestão

Já referimos que o leite de vaca é um alimento nutricionalmente rico. Contém aproximadamente 3,5 de gorduras saturadas por 100ml de leite gordo. Ingerir leite gordo logo pela manhã pode não ser a melhor forma de despertar o seu corpo.



Prefira um copo de água de limão para purificar o organismo e começar bem o dia. Além da percentagem de gorduras saturadas, o leite é rico em carboidrato que, em geral, custa digerir, principalmente para as pessoas com intolerência. Alguns indivíduos costumam queixar-se de dores de barriga e gases após ter consumido leite. Tente eliminar produtos lácteos durante uns tempos e provavelmente terá um processo de digestão mais leve.

Mantém o estado das nossas vias respiratórias

Alguns profissionais afirmam que podemos proteger as nossas vias respiratórias ao deixar de consumir lacticínios. De facto, esses alimentos podem favorecer o aparecimento de mucosidades e complicar o estado de certas doenças como a asma. Quando bebemos leite, o corpo cria uma resposta alérgica através da mucosidade. É uma reação normal do nosso sistema imunitário que tenta livrar-se de algo que perturba o bem-estar da nossa saúde. Opte por leite de soja ou leite de amêndoas!

Diminui o colesterol

O leite e, principalmente, o leite gordo, é rico em colesterol, aproximadamente 14%. Torna-se claro que as pessoas com um colesterol alto devem diminuir o seu consumo. Tente descobrir quais os alimentos com menos colesterol. O leite de vaca deixa de ter um lugar essencial na alimentação das pessoas. De manhã, deixe o chocolate quente e beba um chá detox ou um sumo detox cheio de frutas e nutrientes!

Reduz infecções cutâneas

Devido aos tratamentos hormonais (esteróides e anabolizantes) aos quais é submetido o gado, vários problemas relacionados com a pele podem surgir. O problema mais comum é o acne ou outros tipos de pequenas reacções cutâneas. Eliminar o consumo de produtos lácteos pode ajuda no desparecimento de pequenas borbulhas. Mais uma vez, o controlo do leite para preservar saúde pública é bastante elevado. No entanto, o leite não deixa de passar por processos bastante complexos de pasteurização e não é um alimento assim tão natural para os homens.

Menos riscos de desenvolver algum tipo de cancro

Esta afirmação não foi confirmada, portanto, não vamos ser alarmistas. Porém, algumas investigações apontam para uma provável relação entre o cancro da próstata e dos ovários. A síndrome do intestino irritável também poderia estar associado a um consumo de leite regular que pode contribuir para o agravamento da situação.

No comments

Verduras de verão

Com o verão não vêm só os dias quentes, aparecem também deliciosas verduras, típicas desta estação. Descobres as principais verduras e legumes de verão!