A quantidade diária de água que devemos beber

0

Nunca foi segredo, a água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente. Existem várias formas de consumir água, quer nas frutas de verão ricas em líquidos e refrescantes, quer em sorvetes, chás ou mesmo pura.

Não temos desculpas para não consumir água regularmente. Esta bebida livre de calorias, é o aliado perfeito em qualquer dieta para emagrecer. Além disso, a água não serve apenas para hidratar-se, também serve de combustível para o nosso cérebro e regula algumas funções do nosso organismo, controla a temperatura e ajuda na optimização do sistema cardiovascular.

Também é recomendável variar a água que bebemos. Pois, há águas de mineralização débil e outras mais fortes, pelo que convém ir alterando para não sofrer carências. Se tenciona emagrecer, adotar novos hábitos saudáveis para não engordar tem que ter em conta que o papel da água é primordial. A água tem uma grande importância nas dietas, pois elimina as toxinas e ajuda-nos a estar em forma.

A quantidade de água que devemos beber

Será que devemos beber uma quantidade de água fixa por dia? Muitos estudos afirmaram que beber 1,5 a 2 litros de água por dia é o equilíbrio certo, quando combinado com alimentos que possuem mais água, ainda melhor. No entanto, levamos todos um ritmo de vida diferente, para alguns mais sedentário do que para outros, pelo que a quantidade de água que devemos beber depende de pessoa para pessoa mas há alguns factores que permitem situar-nos. Esta quantidade depende claramente da nossa superfície corporal, da idade e do sexo, daí o número de 1,5 a 2 litros de água por dia parecer aleatório. Perdemos água de várias formas, na urina (aproximadamente 1,5 litro), nas fezes, ao transpirar e ao respirar.



O total deste cálculo situa-se entre os 1,5 e 3 litros de água perdida por dia. Temos então de repor a quantidade de água no nosso corpo, por isso é comum ouvirmos a recomendação de beber aproximadamente 2 litros por dia. Mais uma vez, estes valores são aproximativos. De facto, a perda de água pode ser ainda maior segundo a atividade física de cada um.

Note que se estiver doente, com febre, intoxicação alimentar, diarreia ou até vómitos, a quantidade de água perdida também será maior. É por isso que se recomenda uma grande hidratação nessas situações. Também bebemos água sem nos apercebermos. Ao comer alimentos sólidos, ingerimos cerca de 0,5 a 1 litro, nomeadamente na sopa, nos iogurtes, gelados e gelatina. A fruta e os legumes são, claro, os alimentos mais ricos em água. Destacamos a melancia, o pepino, a laranja, o tomate, a alface, etc.

Resumindo, devemos beber quantos litros de água?

Por vezes, nem sempre nos sentimos deshidratados, simplesmente não sentimos sede e acabamos por não beber água o suficiente. No entanto, o nosso corpo nos dá sinais de deshidratação. O facto de ter a boca, pele e olhos secos é um dos sinais mais evidentes. Além disso, as dores de cabeça estão intimamente ligadas à falta de água. Tenha em atenção o facto de a água ser um remédio para muitos problemas e ajuda a combater a retenção de líquidos, entre outros. Não se esqueça que grande parte do nosso corpo é constituído por água. Outro sinal de falta de água no nosso organismo traduz-se pela sensação constante de fome e por problemas digestivos. Nunca é demais repetir que deve consultar um médico se se sentir mais deshidratado.

Assim como a falta de água pode criar problemas, beber água em excesso também pode ser nocivo para o nosso organismo. Como referido anteriormente, os alimentos, principalmente a fruta e os legumes, já contêm água, pelo que há que ter em conta essa quantidade que ingerimos inconscientemente. O excesso de água pode desajustar a quantidade de sódio presente no sangue e, assim, levar à hiponatremia.

Pelo contrário, a falta de água pode desregular o funcionamento normal dos rins. De facto, a falta de água pode criar pedras nos rins, uma vez que as toxinas e as impurezas da urina não foram diluídas o suficiente. Porém, dependendo das doenças, há quem tenha de beber mais de 5 litros por dia. Uma vez mais, a quantidade de água é relativa e muda consoante o indivíduo. Mas é certo que não se deve esquecer de ingerir esse precioso líquido durante o seu dia-a-dia!

No comments

Como fazer a Dieta da Sopa

Veja os passos, o que comer e como fazer a dieta da sopa para conseguir emagrecer em uma semana! Saiba as dicas mais importantes ...