Um doce natal: as 8 melhores sobremesas natalícias

0

Nos dias de natal vestimos a casa com tons vermelhos e verdes e preparamos os melhores pratos natalícios para a consoada. O natal é uma época rica em tradições, existindo, assim, uma gastronomia típica desta época. Ao pensarmos sobre o natal surgem na nossa mente os fantásticos momentos em família, mas não só: também nos recordamos sempre das sobremesas de natal que nos deixam água na boca!

Quem não se delicia com os maravilhosos doces natalícios? Existem doces de natal para todos os gostos, tanto para miúdos como para graúdos. De seguida encontram-se as principais sobremesas da época de natal que não podem faltar na mesa de natal.

Os doces tradicionais de natal: típicos mais típicos não há!

Dentro dos vários doces típicos de natal, destacamos quatro especialidades tradicionais portuguesas:

Rabanadas

Conhecida também como fatia dourada, a rabanada é um doce de natal importante para vários países. As rabanadas são fatias grossas de pão que, após mergulhadas em leite e passadas em ovos batidos, são fritas em óleo. Tal como acontece com as filhoses, no fim podem ser polvilhadas com canela ou açúcar. Por ser uma receita muita antiga existem diferentes versões da mesma.

Filhós

As filhoses são uma especialidade muito comum nas regiões do interior de Portugal. Feita com farinha e ovos, e por vezes com abóbora e raspa de laranja, é depois frita em azeite. Após ser frita e de finalmente estar pronta a comer muitos gostam de a polvilhar com açúcar ou canela: um complemento perfeito!

filhos

Sonhos de abóbora

Os sonhos tratam-se de uma massa frita que é preparada em vários passos: desde a fervura do leite com a casca de limão e a farinha à adição dos ovos. De forma a tornar a massa ainda mais fofa aconselhamos a incluir abóbora na massa: é irresistível! Quando feitas e ainda quentinhas adiciona-se o açúcar e a canela e voilà!

Azevias

As azevias são fritos sempre presentes nas mesas de natal. Dependendo do seu recheio podem designar-se por azevias de batata doce ou azevias de grão. Ambas são muito saborosas e ideais para a noite de consoada.

Biscoitos de natal

Os biscoitos de natal fazem parte do imaginário natalício: encantadores bonecos sorridentes que vestem as cores do natal! Os biscoitos de gengibre são famosos em todo o mundo e podem servir também de enfeites para a árvore de natal. Um conselho: para que a massa dos biscoitos de gengibre seja a ideal, a mesma deve ser feita com um dia de antecedência.

biscoitos-de-gengibre



 

Arroz doce de geração para geração

Não há sobremesa cuja receita varie mais de família para família como o arroz doce! É uma sobremesa muito versátil que contém um sabor adocicado e um aroma inconfundível e, independentemente da receita aplicada, nunca desilude. Porém há um detalhe que é comum a todas as receitas: ser sempre polvilhado com canela!

Com um aspeto semelhante ao arroz doce, existe outra deliciosa sobremesa típica de natal: a aletria doce. A aletria doce apresenta um aspeto cremoso e é preparada com macarrão cabelo de anjo, gema de ovo e especiarias. Uma perdição!

arroz-doce

Bolos protagonistas: Bolo-rei e Tronco de natal

Da altura do natal até ao dia de reis (6 de janeiro) há um bolo que ocupa o centro das mesas: o bolo-rei! Não será natal em Portugal se o famoso bolo-rei não estiver na mesa. O bolo-rei é tão rico em sabor como significado, pois também representa os presentes que os Reis Magos ofereceram ao menino Jesus: o tom dourado da sua côdea simboliza o ouro, o seu aroma o incenso e as frutas a mirra.

Semelhante a um bolo com frutas, o bolo-rei trata-se de uma espécie de pão doce com ovos que contém no seu interior frutas secas e cristalizadas, nozes, passas e frutos secos. Ao adotar uma forma redonda, com um buraco no meio, imita na perfeição uma coroa.

Ao lado do bolo-rei está o famoso tronco de natal! Rico em história e em signficado, o tronco de natal apresenta uma cor castanha, relembrando, por isso, a madeira. É também pulvilhado com açúcar, de forma a representar a neve.

Um feliz e doce natal!

No comments

Como fazer a Dieta do Abacaxi

Para fazer uma alimentação saudável na dieta do abacaxi é necessário saber o que pode ou não comer. Dicas fáceis para fazer a dieta do ...