Dicas para acelerar o metabolismo

0

O que é o metabolismo? É, de facto, uma palavra muita usada para justificar hábitos sedentários ou excesso de peso. Diz-se, por exemplo, que é o culpado por não conseguirmos emagrecer. Mas, na realidade, o metabolismo é o conjunto de reações químicas que permitem transformar os nutrientes, as calorias e outras substâncias químicas em energia.

Quando falamos de metabolismo é importante diferenciar o metabolismo rápido e o metabolismo lento. A diferença principal está no tempo que o corpo humano demora a realizar as suas funções. Um metabolismo rápido é capaz de queimar mais calorias e perder peso com mais facilidade do que uma pessoa com metabolismo lento.



A genética tem algum peso no tipo de metabolismo, rápido ou lento, que cada um de nós tem. Acelerar o metabolismo naturalmente é possível, mas, para isso, necessitamos ainda de uma boa dose de convicção e motivação.

Como acelerar o teu metabolismo

Preparámos alguns conselhos chave para acelerar o teu metabolismo de forma natural. Verás que não é difícil, pois existem alguns truques que podem alterar o nosso metabolismo. Começando pelos hábitos alimentares até a uma rotina de exercício físico, tens tudo para começar já hoje!

  • Trabalha os teus músculos: fazer um rigoroso treino semanal fará com que os teus músculos estejam constantemente a queimar calorias. Assim, conseguirás que o teu metabolismo seja mais rápido e perderás gordura mais facilmente.

lassedesignen || Shutterstock

lassedesignen || Shutterstock

  • Aumenta a intensidade do teu treino: durante o teu próximo treino, seja a correr, caminhar ou nadar, acrescenta 30 segundos de exercício mais intensivo e depois volta à velocidade/intensidade normal. Tem 30 segundos de descanso e depois repete o mesmo processo algumas vezes. Isto fará com que as tuas células trabalhem mais rápido e queimem mais calorias.
  • Descansa após o exercício. Apesar do exercício efetivamente ajudar a acelerar o metabolismo, a recuperação é um elemento igualmente importante, de forma a evitar lesões e cansaço.
  • Adota uma dieta específica. Apesar da genética ter alguma influência na rapidez do metabolismo e perda de peso, é possível ajudar a acelerar o metabolismo naturalmente alterando a alimentação. Como? Passando, por exemplo, a consumir alimentos com proteínas e ómega 3. Será que conheces os alimentos com mais proteína?

Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

Como acelerar o metabolismo de forma natural? A resposta é simples: lado a lado com o exercício físico semanal deves adotar uma dieta saudável com alguns alimentos específicos.

Peixe

O peixe é uma alimento com altos índices proteicos, fazendo, por isso, com que o metabolismo seja mais rápido. Para além disso, peixes como o salmão ou peixe espada contêm ómega 3 - elemento importante para o consumo de energia.

Frutas

Frutas como as maçãs, as pêras, o melão e a melancia podem ser grandes aliadas na perda de peso. Devido à sua riqueza em nutrientes, a fruta ajuda a saciar a fome e, por isso os biscoitos e os doces que comemos entre os intervalos das refeições tornam-se completamente desnecessários.

melancia-acelerar-metabolismo

Chá verde e café

Tomar 3/4 taças de café ou chá verde por dia ajudará na ativação do metabolismo. Para além disso, os elementos antioxidantes presentes nestas bebidas ajudarão a perder o peso que desejas.

Carnes magras

As carnes de frango, de coelho e de peru contêm grandes quantidades de proteína, tal como o peixe. Incluir estas carnes na nossa dieta contribuirá para ativar o metabolismo e a ajudará o organismo a consumir mais energia. Porém, um conselho: não esquecer de retirar a gordura destas carnes, só assim a sua ação será completa e benéfica.

Agora sabes como acelerar o teu metabolismo. Aplica estas dicas e verás que será mais fácil perder peso ou manter a linha!

No comments

Fruta de verão

Conheces quais são as melhores frutas de verão? Descobre esta lista das frutas mais refrescantes, ideais para combater os meses mais quentes do ano.