Combater a retenção de líquidos

0

Apesar de ser um problema de muita gente, particularmente das mulheres, a retenção de líquidos ainda permanece pouco clara para alguns e pairam algumas dúvidas sobre como combatê-la. Antes disso, convém saber quais são os sintomas, como surge e porquê. A retenção de líquidos não é mais que a acumulação anormal de água no corpo. Esta água sai das veias e armazena-se em locais subcutâneos específicos, geralmente nos pés, tornozelos e braços provocando um inchaço que pode ser significativo, o chamado "edema". Os sintomas são o inchaço, sensação de pele esticada e brilhante.

Existe um teste muito simples que consiste em comprimir uma parte do seu corpo e ver se, ao retirar o dedo, a marca do seu dedo permanece muito tempo ou não. Grande parte do nosso corpo é constituída por água, pelo que convém sempre beber uma boa quantidade de água por dia. No entanto, quando há um desequilíbrio, o nosso corpo reage, armazenando água. A retenção de líquidos aumenta o peso e, apesar das controvérsias sobre a ideia de que a água engorda ou não, deve sempre continuar a consumi-la.

As causas da retenção de líquidos

As causas deste fenómeno são diversas. Pode ser causado por um desequilíbrio hormonal, responsável pela regulação dos líquidos no corpo. O sal também é um grande inimigo que deve eliminar da sua dieta. Se sofre de carências a nível de proteínas, tente corrigir o problema. As proteínas permitem ao fígado criar albumina, uma substância que combate a acumulação de líquidos.



Além disso, a falta de nutrientes como as vitaminas C e B6, o magnésio, o potássio e os ácidos gordos podem levar a este problema. Infelizmente, a hereditariedade também é uma explicação. Evite usar roupa demasiado apertada, ou permanecer muito tempo sentado ou em pé. As temperaturas elevadas e a pressão atmosférica (num avião, por exemplo) também são situações nada favoráveis para a eliminação da acumulação dos líquidos.

Como combater a retenção de líquidos

Existem algumas formas de combater a retenção de líquidos. No entanto, eliminá-la por completo é uma tarefa mais complicada em que a intervenção de um médico pode ser necessária. Dicas, truques e alimentos podem combater este fenómeno. Descubra o que pode fazer para aliviar e diminuir os efeitos da retenção:

  • Levante as pernas. Manter as pernas elevadas durante algum tempo permite à circulação sanguínea percorrer o caminho no sentido inverso para normalizar o fluxo. Tente não ficar na mesma posição durante muito tempo. Pode também usar meias de compressão que ajudam a regular o fluxo sanguíneo.
  • Abandone o sal. O sal é o inimigo da retenção de água, sem dúvida alguma. Quando o sódio é consumido em grande quantidade, ele cria um desequilíbrio com o potássio. Como consequência, isto diminui a capacidade do seu rim para filtrar o excesso de água no sangue. Não se esqueça que os alimentos processados contêm imenso sal, evite comer esse tipo de comidas e opte por hábitos alimentares par não ganhar peso.

  • Mexa-se. Ser dinâmico e ativo é um excelente remédio contra pernas pesadas e a retenção de líquidos. Uma prática desportiva moderada é suficiente para ativar a sua circulação e, por conseguinte, drenar os líquidos. Também pode fazer alguns exercícios em casa para ativar a circulação.
  • Drenagem linfática e massagem. A drenagem é uma solução muito eficaz. A massagem linfática vai eliminar o inchaço e as toxinas, mas também vai estimular o sistema linfático e incentiva-o a trabalhar mais rapidamente. As drenagens realizadas por profissionais são mais eficazes, mas também pode tentar massajar-se em casa. Mantenha o ritmo e repita as massagens várias vezes por semana.
  • A água para eliminar água. Pode parecer contraditório, mas não é. A água é extremamente importante para eliminar o excesso no organismo. Beba água com pouco sódio e muito regularmente. A água é presente nos alimentos também, principalmente em frutas de verão, como a melancia e o melão. Os chás de tipo detox para limpar o organismo também são permitidos. O importante é manter-se hidratado!

No comments

A dieta do leite

Já ouviu falar da dieta do leite e dos benefícios do leite, nomeadamente do cálcio que contém. Gostava de aprender mais sobre a dieta do ...