Acelerar o metabolismo no inverno

0



O inverno é uma estação que não agrada a todos. Porém, é uma excelente altura do ano para acelerar o metabolismo e, por conseguinte, emagrecer. Na verdade, existem dicas para acelerar o seu metabolismo a qualquer altura do ano, mas aqui iremos focar a época das temperaturas baixas. Quem diz inverno, diz café, chocolate quente, cappuccino e pão quente. Realmente, não são os alimentos mais dietéticos que encontramos por aí. Para não cair na armadilha das temperaturas frias e perceber o porquê do nosso metabolismo desacelerar no inverno, há que tornar o inverno no seu amigo, no seu aliado para uma perda de peso eficaz. Embora o facto de comermos mais no inverno por causa do frio não tenha sido confirmado, a verdade é que o nosso organismo parece pedir comidas mais "pesadas". Para combater estas vontades, é preciso adotar hábitos saudáveis para não engordar. Comida reconfortante e saudável, é possível. Ademais, ajudar-lhe-á a acelerar o seu metabolismo, até no inverno, com atividade física para turbinar o organismo e não engordar nem um quilo!

Alimentação para acelerar o metabolismo no inverno

Como já deve ter percebido, a alimentação é a chave para acelerar o seu metabolismo no inverno. Pois, como temos tendência em preferir comidas mais ricas e snacks mais calóricos, temos que encontrar truques e dicas para não cair na tentação e manter-nos saudáveis. Além disso, com a época de natal à porta e a inevitável consoada com os melhores pratos natalícios, é verdadeiramente difícil resistir às calorias. No entanto, aqui vão alguns conselhos alimentares para turbinar o metabolismo no inverno:

  • A fruta. Não é apenas na altura do verão que encontramos fruta suculenta ou legumes coloridos. A fruta de inverno, nomeadamente a maçã, são as campeãs das frutas magras que aceleram o metabolismo. Pode optar por cozê-la no forno e adicionar canela. Este condimento também aquece! Também pode preparar uma salada de fruta que vai ao forno, com ameixa, pêra, maçã e nozes. Uma delícia quente e reconfortante.

  • A água. Por vezes é fácil esquecer-se de beber a quantidade diária certa de água no inverno, não sentimos calor e, por conseguinte, não sentimos sede. No entanto, é tão importante beber água no inverno do que no verão, ou até mais. De facto, o ar seco é mais propício à desidratação do corpo que, por sua vez, leva a uma desaceleração do metabolismo
  • Batata, feijão e grão. Aposte numa nutrição de qualidade, com alguma consistência. Opte por estes amidos resistentes que contêm fibras que o ajudarão a queimar mais gordura e a sentir-se mais satisfeito. Além disso, o seu corpo não absorve estes nutrientes, pelo que não irá contribuir para a gordura corporal. Fermenta ao chegar ao intestino, criando ácidos gordos benéficos.

Dormir e fazer exercício para acelerar o metabolismo

Como foi referido anteriormente, é tudo questão de proporção. Se não gosta mesmo de exercício físico e se sabe que não necessita disso para emagrecer, pode apenas adotar hábitos saudáveis para não engordar. Se vai comer mais no inverno e ingerir mais calorias, terá que praticar uma atividade física mais intensa ou prolongada. Mas não de qualquer forma. Foi provado que uma atividade de longa duração, mas pouca intensidade não é o mais eficaz para perder peso. Não desiste, o frio não é motivo para não sair e não praticar alguma atividade. Além disso, também pode fazer alguns exercícios em casa.

  • Durma mais e fique na cama. Pode parecer estranho, mas é verdade. Dormir é essencial para o nosso metabolismo. Ademais, a falta de sono aumento e estimula o apetite. Pode dar-se o privilégio de ficar na cama se praticar exercício físico de forma regular. Pouco sono desacelera a metabolização da glicose. Não se esqueça de jantar cedo e de comer bem para dormir melhor.

  • Pratique aeróbica e musculação. Infelizmente, acelerar o metabolismo passa obrigatoriamente por praticar alguma atividade física, mas de forma alternada. Os treinos em intervalo de alta intensidade os chamados exercícios de HIIT, são muito eficazes neste sentido. Pode praticar aeróbica (corrida e cardio) de manhã e musculação de tarde.
  • Seja regular e use pesos. Não deixe de praticar durante vários dias consecutivos porque pode quebrar a rotina do seu metabolismo. Tente não deixar mais de um dia de intervalo entre cada treino. Além disso, utilize pesos durante os seus treinos para queimar mais calorias e para prolongar os efeitos do seu metabolismo mais acelerado.

No comments

Verdura de inverno

O inverno chega e não traz consigo apenas o frio: traz também verduras frescas, próprias da época. Confere quais são as principais verduras de inverno.