É verdade que a água engorda?

0

A água é, sem dúvida alguma, uma grande aliada para a nossa saúde. Devemos consumir água todos os dias, de forma repartida durante o dia. Encontramos vários tipos de águas, com fraca ou forte mineralização, sendo que pode escolher a água que deseja tomar segundo as suas necessidades. Também não podemos desprezar o papel da água na perda de peso. Ela elimina toxinas que, depois o vão ajudar a emagrecer. Há que ter cuidado com a quantidade diária de água que deve beber. Beber pouca ou muita água não será benéfico. Note que este líquido também é presente nos alimentos que ingerimos. Como já concluiu, a água não pode engordar. Além do mais, nem tem calorias. No entanto, subsiste uma dúvida acerca da água porque, de facto, há quem diga que engorda ao tomar água durante as refeições.

Por que todos pensam que a água engorda?

A água não engorda, é um mito. O facto de a água engordar está associado aos problema e ao combate à retenção de líquidos que algumas pessoas possam ter. Têm uma sensação de inchaço que pode ocorrer quando se bebe água com comidas ricas em fibras e sal. No entanto, este inchaço é constituído por água e não por gordura, o que provoca essa tal confusão. Essas pessoas ficam mais pesadas, mas não com matéria gorda. Apesar de a água não ter caloria absolutamente nenhuma, há quem afirme que engorda quando ingerida com comida porque pode dificultar a digestão.



Pois, o suco gástrico é então dissolvido na água, ficando menos eficiente, piorando a assimilação dos nutrientes. Ademais, para estar em forma e emagrecer, ter uma boa digestão é crucial, daí evitarem beber logo depois da refeição. Há um segundo motivo que leva as pessoas a chegarem à conclusão de que beber água durante a refeição é mau. Está ligada ao facto de "enganar" o estômago com água, dando-lhe uma sensação de saciedade maior, mas de curta duração, levando essas pessoas a comerem mais depois. No entanto, estas conclusões nunca foram confirmadas! Mito ou não, lembre-se de beber a quantidade certa de água durante o dia e de manter-se hidratado.

Se a água não engorda, será que emagrece?

Assim como alguns afirmam que causa um efeito de saciedade maior, mas efémero, outros afirmam que terá um efeito duradouro. Ora bem, esse efeito duradouro fará com que não teremos tanta fome aquando da refeição, comendo menos. O tema da água é muito controverso e deixa espaço para mitos e incertezas. A verdade é que os alimentos ricos em água fazem parte de todas as dietas, nomeadamente das dietas para emagrecer, mais particularmente na dieta da sopa, em que a água é quase o ingrediente central. A água em si não emagrece, pois tem que estar associada a uma alimentação saudável e hábitos mais sensatos.

No entanto, com uma rotina alimentar melhor, a água revela ser um autêntico elemento desencadeador da perda de peso. Ademais, a água já o pode ajudar a perder alguns quilos superficiais muito facilmente. Se seguir algumas das dicas para emagrecer sem dieta e sem exercício, poderá constatar que hidratar-se ao longo do dia e beber muita água são essenciais. Note que líquidos em geral, como o chá ou sumos naturais, são muito benéficos para ativar o metabolismo e fazem parte dos alimentos que pode consumir durante uma dieta de emagrecimento. A nível técnico, este líquido é essencial para queimar energia e fornecer ao seu sistema de circulatório tudo o que necessita para funcionar. Além disso, para expelir as substâncias nocivas os seus rins e o seu fígado precisam de estar otimizados com água. Concluindo, se o seu corpo tiver um excelente funcionamento, será obviamente mais fácil emagrecer!

No comments

O que é a Dieta da Proteína

A dieta da proteína é uma dieta para emagrecer saudável. Conheça o carpádio, as diversas fases da dieta da proteína e como funciona o emagrecimento.