Fruta de inverno

0

Na estação do inverno o nosso corpo necessita de mais defesas. Mas, como ajudar o nosso corpo a ganhar mais imunidade? Com a fruta da época! A fruta de inverno é perfeita para afastar as doenças sazonais, como os resfriados e os problemas causados pela baixa temperatura exterior e mudanças de temperatura do outono para o inverno. Existe um leque enorme de frutas de inverno, todas ricas em vitaminas e minerais... a nós apenas nos cabe a função de escolher as que mais gostamos!

As melhores frutas de inverno

A natureza oferece-nos um grande aliado à nossa saúde: as frutas. A grande variedade de frutas que amadurecem no inverno permite-nos ter uma dieta variada rica em nutrientes, graças às diferentes propriedades que cada uma delas contêm. Mas quais são as frutas típicas do inverno?

Maçã

"Uma maçã por dia mantém o médico afastado" - um dito popular que não deixa de ser verdade! A maçã contém propriedades benéficas para a digestão e a saciedade. Por outro lado, é uma fruta rica em fósforo, um mineral essencial para o nosso corpo, que assegua a energia necessária às nossas células.

No inverno podemos incluir maçãs cozidas nas nossas refeições. Para além de serem deliciosas, permitem aproveitar todas as partes da maçã, sem desperdiçar nutrientes.

maca-fruta-inverno

Kiwi

O kiwi é um dos alimentos com mais vitamina C: uma propriedade importantíssima para o nosos organismo que nos protege das principais doenças de inverno. O kiwi pode ser comido de diversas formas, como em deliciosas saladas de frutas ou sumos, sendo por isso ideal para crianças.

Conhecido pelas suas propriedades laxativas, o kiwi pode completar os nossos lanches de forma fácil: basta cortá-lo ao meio e apreciar a sua polpa, usando uma colher apenas. Assim, de uma forma super simples torna os nossos lanches mais nutritivos. O kiwi é ainda usado em cremes anti-envelhecimento e em máscaras de beleza. Isto porque é rico em vitaminas que contribuem para uma pele bonita e saudável: repõe o brilho da pele, dando-lhe uma aparência fresca e jovem! Além disso, é pobre em açucar sendo ideal para quem sofre de diabetes.

Limão

O limão é uma fruta de inverno ácida e é muito usado em dietas detox, uma vez que ajuda a limpar o corpo das toxinas, mantendo-o longe de infeções e doenças. É o fruto perfeito para adicionar sabor às nossas infusões ou dar sabor aos nossos grelhados. Ademais, um copo de água com limão no início da manhã, antes do pequeno-almoço, fortalece o sistema imunológico e remove as toxinas acumuladas durante a noite.



limao-fruta-inverno

Pêras

As pêras são uma das frutas mais ricas em fibra, ajudando-nos a atingir a quantidade diária recomendada de fibra. Assim, ajuda a regular os intestinos e a combater a barriga inchada. Além disso, importa destacar que uma dieta rica em fibras também pode contribuir para manter bons níveis de colesterol.

As pêras contêm vitaminas C, K, B2, B3 e B6 e outros minerais, como cálcio, magnésio e potássio. É devido à presença de vitamina C que se diz serem benéficas para o sistema imunológico, especialmente durante os duros meses de inverno.

Por fim, como a pêra é de fácil digestão, torna-se muito prático levá-la para os lanches no trabalho ou na escola, podendo ser consumida crua, assada ou cozida.

Tangerina

A tangerina é um citrino muito apreciado, principalmente durante os meses frios. Com um sabor um pouco amargo e peculiar, é muito sumarenta e gulosa. A tangerina é rica em vitamina C, contribuindo para reforçar o nosso sistema imunológico.

Esta fruta é bastante recomendada durante a gravidez, pois contém ácido fólico, essencial para o crescimento e desenvolvimento do feto.

No comments

O que é a Dieta da Proteína

A dieta da proteína é uma dieta para emagrecer saudável. Conheça o carpádio, as diversas fases da dieta da proteína e como funciona o emagrecimento.