O iogurte magro engorda?

0

A nutrição ainda é palco de muitas discussões e discórdias, principalmente quando se trata de chegar a uma alimentação saudável. Os próprios especialistas, por vezes, não concordam com certos aspetos e não partilham a mesma opinião. Aqui vamos tentar perceber se o iogurte desnatado (ou magro) engorda ou não e se pode integrá-lo numa dieta para emagrecer. É comum vermos iogurtes nas dietas, pois, são fonte de proteína e contêm poucas calorias. A armadilha encontra-se no que as pessoas costumam adicionar para adoçar o sabor do iogurte desnatado: mel, açúcar, doce, etc. Os iogurtes podem ser uma alternativa para quem tenha alergia à lactose. Estes contêm lactose, mas em menor quantidade do que o leite, pelo que podem ser suportados por certos indivíduos. Na verdade, nem todo o iogurte é dietético. Como sabe, o iogurte de tipo grego, muito agradável e cremoso, infelizmente é dos mais calóricos. Se está a tentar perder peso e se não quer passar muito tempo a contar as calorias ingeridas por dia, venha esclarecer as dúvidas acerca dos iogurtes em geral.

O iogurte magro traz benefícios

Hoje em dia, os consumidores têm cada vez mais escolha. As secções estão cheias de produtos quase iguais. A quantidade e diversidade de iogurtes que existem é imensa, pelo que, nem sempre sabemos quais devemos comprar e quais os mais saudáveis. Iogurte natural, magro ou desnatado, light ou 0% de gordura, com fruta ou sem, já nem sabemos o que escolher! Praticamente todas as marcas de iogurtes têm versões magras e dietéticas.

A grande diferença é que a versão magra tem menos calorias e gorduras saturadas. Do ponto de vista nutricional, é sempre a melhor opção. É curioso notar que, além desta principal diferença, o resto das propriedades é quase idêntico, à exceção do sabor. Mas não deve cair no truque das marcas e não deve comprar os iogurtes açucarados com edulcorantes e etc. Já referimos que uma alimentação sem lacticínios é benéfica. Pois, o leite de vaca não é nada essencial para o nosso bem-estar e saúde, nem os seus derivados.



Um consumo a longo prazo de iogurtes gordos e açucarados pode criar riscos para a saúde, nomeadamente para o seu peso. Convém deixá-los de lado e apostar em produtos mais naturais. É verdade, os iogurtes naturais têm um sabor mais ácido. Aproveite para colocar um pouco de muesli ou granola, frutos secos ou fruta da época. Também pode fazer batidos ou smoothies com eles e levá-los para todo o lado, acompanhado de um snack vegetariano pouco calórico.

Será que o iogurte magro emagrece?

Se olharmos para as calorias dos diferentes tipos de iogurtes, vemos que o iogurte magro tem apenas 38kcal em 100g, sendo a opção que menos calorias traz. Em seguida, há o iogurte de soja com 90kcal e o iogurte grego com 121kcal aproximadamente. Os iogurtes com sabor a fruta ficam pelas 83kcal e o líquido pelas 78kcal, o dobro do iogurte magro. Por fim, o iogurte natural normal tem acerca de 55kcal por 100g. Pode ser que estes números o ajudem a formar uma ideia mais construída sobre os iogurtes!

Este produto costuma ser associado às dietas para emagrecer por uma simples razão. O cálcio é um elemento que pode favorecer a perda de peso, daí ter surgido a dieta do leite para ajudar a eliminar alguns quilos. Este mineral tem um papel importante na nossa saúde e está presente em todos os lacticínios. A quantidade de cálcio e proteína no iogurte magro é idêntica à quantidade encontrada em iogurtes mais gordos. Ele tem um efeito de saciedade elevado e atua na regulação da cortisona, a hormona libertada em situações de alto stress ou de stress contínuo que faz com que acumulemos gordura no abdómen. Mas não fique à espera que o iogurte faça milagres, pratique exercício físico para perder barriga e tente ser sempre mais ativo.

Iogurte magro e nada mais

Aposte no iogurte magro! Ele só apresenta vantagens face aos seus concorrentes. Não tem colesterol, ao contrário dos outros tipos de iogurtes. De facto, quanto mais gorduroso for o iogurte, mais colesterol terá. A indústria dos produtos láteos tem feito esforços no sentido de melhorar o que vende e agora podemos encontrar alguns iogurtes gregos desnatados, supostamente sem colesterol.

De todos os tipos de iogurte, aquele que realmente não tem colesterol, é o iogurte de soja. Confeccionado com leite de soja, ele é excelente numa dieta vegana, ou para as pessoas que querem deixar de tomar lacticínios. Nunca é demais repetir que uma alimentação correta e judiciosa é a melhor forma de manter um peso estável e saudável. Prefira alimentos aconselháveis em dietas e faça sempre a sua própria comida!

No comments

A dieta do leite

Já ouviu falar da dieta do leite e dos benefícios do leite, nomeadamente do cálcio que contém. Gostava de aprender mais sobre a dieta do ...