Comer bem para dormir melhor

0

Insónias, dificuldades para adormecer, acordar várias vezes durante a noite... São problemas mais comuns do que pensamos. Talvez não saiba, mas a comida que ingerimos influencia muito a qualidade do nosso sono, principalmente o que ingerimos à noite, na hora do jantar. Os alimentos consumidos ao jantar vão ter um impacto direto sobre o nosso sono. Este pode ser perturbado por vários fatores, como o stress ou outras preocupações.

No entanto, há sempre maneira de melhorar a nossa qualidade de vida, que passa obrigatoriamente por dormir bem. Para ajudá-lo a dormir melhor, pode fazer uma pequena dieta detox de dois dias, por exemplo. Se começar a prestar atenção, vai notar rapidamente que existem, de facto, alimentos ou ingredientes chave para um sono de qualidade e que uma dieta pode ser um bom ponto de partida. É verdade que, em geral, o que escolhemos para jantar nao é o mais sensato. Porém, se desvendar os mitos e as verdades sobre o jantar, saberá quais são os erros a não cometer nessa refeição e passará a dormir muito melhor!

O triptofano para dormir melhor

A ciência e os factos explicam-nos claramente quais são os alimentos a privilegiar para dormir bem. Antes de qualquer explicação mais técnica, lembre-se da máxima "não se deve jantar pouco tempo antes de ir dormir". Na verdade, é aí que o seu metabolismo inicia o processo de digestão, aumentando a temperatura corporal, a termogénese. Contudo, a temperatura corporal deve baixar para poder disfrutar de um sono contínuo e tranquilo. É de realçar o facto de existir uma substância chave nesta explicação: o triptofano. O triptofano é precursor da serotonina e da melatonina, os químicos que induzem sono no cérebro.



Para que o triptofano possa chegar ao cérebro, este tem que ultrapassar a barreira hematoencefálica, sistema de segurança do órgão. Mas e então, como chegar a este ponto? É simples. Tem que apostar numa alimentação mais rica hidratos de carbono do que em proteínas. Mas os carboidratos não engordam quando consumidos de noite, antes de ir dormir? Vamos por partes, já lhe explicamos.

Quais são os alimentos para dormir melhor?

É claro que massa e arroz em grande quantidade não são uma boa escolha para o nosso corpo, muito menos na hora do jantar. No entanto, em pequenas quantidades podem ser benéficos e podem fazer parte do seu cardápio de jantares para não engordar. Se forem consumidos em grandes quantidades, o organismo não terá tempo suficiente para queimar as calorias todas ingeridas e acabará por armazená-las sob forma de gordura. Mais uma vez, não jante muito tarde, deixe a sua barriga descansar e tenha cuidado com o que vai comer antes de dormir!

Se ficar muito confuso, descubra aqui outros alimentos que pode consumir para o jantar e que lhe vão proporcionar o sono que merece:

  • Prefira os carboidratos do que as proteínas ao jantar, mas com cuidado e em poucas quantidades.
  • Opte por massa e arroz integrais e coma pelo menos duas horas antes de ir dormir. Assim, o seu organismo tem tempo para digerir.
  • Privilegie os alimentos com ómega-3 como o salmão, a truta, a sardinha.
  • As cerejas são boas aliadas para um sono tranquilo, pois contêm melatonina que regula o cicle do sono. É uma excelente fruta da primavera.
  • As bananas também são excelentes por conterem magnésio e postássio, além de serem um relaxante muscular natural.
  • Na categoria dos frutos secos, as nozes e as amêndoas podem constituir uma ceia para dormir melhor e também têm melatonina.

  • As leguminosas como o feijão ou o grão-de-bico são fonte de magnésio e também relaxam o corpo naturalmente.
  • O espinafre é uma hortaliça rica em magnésio e cria sonolência.
  • Para entrar em modo "sono", beba um chá de ervas, de camomila, valeriana ou passiflora.  As plantas medicinais já são muito conhecidas por todos e os seus benefícios já não precisam de ser promovidos. Estas bebidas podem ser diuréticas, pelo que convém tomá-las algum tempo antes de ir dormir.
  • Um copo de leite morno é uma boa opção, tem melatonina e, por conseguinte, triptofano. Pode parecer paradoxal, mas ajuda a baixar a temperatura do corpo, pelo mecanismo de sudação, e cria uma predisposição ao sono mais favorável.

No comments

As frutas mais estranhas do mundo

De facto, existe muita fruta estranha e pouco conhecida, mas que é tão benéfica como a fruta que já conhecemos e até ajuda a emagrecer! ...