O que jantar para não engordar?

0

Toda gente já ouviu falar no pequeno-almoço do rei, no almoço do príncipe e no jantar do pobre. Esta frase ilustra perfeitamente o conceito das três refeições principais que devem ser feitas ao longo do dia. Deve tomar um pequeno-almoço relativamente rico e cheio de nutrientes, para aguentar um longo dia de trabalho. Lembre-se que o seu corpo disporá do dia todo para gastar as calorias que ingeriu de manhã. Pelo contrário, de noite, já não irá queimar caloria nenhuma, pois o seu metabolismo desacelera, sendo mais sensato optar por uma alimentação mais leve e de fácil digestão! Como sabe, acelerar o seu metabolismo é essencial para manter um peso saudável e estável. Se deseja ter um sono de qualidade e emagrecer dormindo, tenha em atenção aquilo que vai jantar e à hora em que vai jantar!

Como fazer uma refeição que não engorda?

Para começar, se sempre achou que deixar de jantar era uma opção para perder peso, está muito enganado! De facto, não jantar seria até pior para o nosso organismo, pois ele entra em modo "lento" para armazenar o resto do combustível que tem e sem combustível, não queima calorias! O jantar deve apenas trazer-nos 30% das calorias que temos que consumir num dia inteiro.



Afim de poder situar o seu peso, convém calcular o seu IMC (índice de massa corporal), para saber quantos quilos deve perder e quantas calorias deve ingerir, principalmente ao fim do dia. Torna-se claro que não deverá ingerir produtos nocivos, como aqueles alimentos que não convém comer numa dieta para emagrecer. O triptofano deve ser privilegiado na hora do jantar, essa substância é encontrada em carnes magras, leites, iogurtes e queijos magros mas também nas nozes, bananas e leguminosas. O famoso chá de camomila e o sumo de cereja exercem também uma ação calmante e preparam o corpo para ir dormir. O mais importante é focar-se nos alimentos que nos vão dar um sono de qualidade, pois, alguns alimentos auxiliam o processo de relaxamento.

Dormir sim mas quanto tempo depois de ter comido? Pois, o melhor é comer "cedo" ou, pelo menos, duas a três horas antes de ir dormir, para não se deitar de barriga cheia e deixar tempo ao seu organismo de iniciar o processo de digestão. Em Portugal, é hábito jantar tarde, ao contrário de outros países da Europa. O horário ideal seria por volta das 19h30, assim terá todo o tempo de se deitar mais leve. Mais uma vez, depende muito da sua atividade noturna e da hora em que costuma ir dormir.

Que alimentos comer na hora do jantar para não engordar?

Não se trata apenas de ter uma digestão fácil, mas também de um sono de qualidade. Os alimentos influenciam o nosso sono e o nosso humor pelo que é importantíssimo comer de forma saudável, sobretudo na hora do jantar. Privilegie os alimentos ricos em selénio, eliminam toxinas e são antioxidantes. Opte por peixe como o salmão ou a sardinha, cozidos ou grelhados, sem gorduras adicionais. Tenha em atenção a fruta e não caia no erro de consumir qualquer uma. Prefira fruta pouco calórica, como o melão, a pêra, a melancia, o mamão ou o tomate que são fonte de licopeno, antioxidante responsável pela renovação das células durante o sono. Para resumir, estes são os alimentos que pode incluir na sua dieta alimentar habitual, facilitam a digestão e oferecem um sono de qualidade:

  • Proteínas animais: como o ovo, o peixe e a carne branca. Não contêm muita gordura e compõem um jantar leve. Privilegie carne de frango ou perú e peixe branco.
  • Legumes: as verduras cozidas de todo o tipo são aptas para formar um jantar leve e saudável. No entanto, tenha sempre cuidado com os molhos e os extras que podem fazer a balança disparar.
  • Qualquer laticínio magro: prefira os iogurtes, queijos e leites magros que favorecem uma digestão leve e que são benéficos para o nosso sistema nervoso.
  • Frutas: sim, com moderação, não deixa de ser doce. Uma só fruta ou peça de fruta é suficiente. Comer várias peças é um mau hábito, principalmente na última refeição do dia.

Um jantar leve irá favorizar todo o seu sistema e o seu corpo agradecer-lhe-á! Agora, também tem que saber o que jantar para não ganhar peso e para dormir melhor, para ter a certeza de que está a dar ao seu organismo o que há de mais saudável.

No comments

Dicas para acelerar o metabolismo

A genética tem algum peso no metabolismo (rápido ou lento) de cada pessoa. Apesar disso, há formas para acelerar o metabolismo e, assim, perder peso. ...