Como fazer uma Dieta Detox

Nunca se falou tanto nos benefícios de uma alimentação saudável como nos dias de hoje. Quando descobertas as propriedades de certos alimentos conseguimos saber a influência que estes têm no nosso organismo, daí a expressão "somos o que comemos". A dieta detox é possívelmente uma das mais restritas a nível de alimentação, mas, por sua vez, das mais fáceis de elaborar, baratas e com resultados mais rápidos. A dieta de desintoxicação é mais que uma forma de perder peso, é uma forma de recuperar o equilíbrio do organismo, ao livrar-se das toxinas acumuladas.



Muitas vezes falta a motivação para fazer uma dieta, ou mesmo, o estilo de vida não facilita a alimentação mais saudável. Para ganhar esta motivação só precisa de saber os benefícios da dieta detox e conhecer algumas dicas.

Motivação para fazer uma dieta de desintoxicação

Começar uma dieta detox é a parte mais difícil, dado que o corpo não está acustumado a uma ingestão tão reduzida de calorias. Posto isto, para que a dieta detox funcione mesmo é recomendável aconselhar que não deve ser totalmente radical mas sim, fazer o programa detox de forma gradual e calma.

  • Estabelecer um objetivo realista
  • Encontre um parceiro de dieta detox
  • Inscerva-se num ginásio ou comece um novo desporto

Motivação para fazer uma dieta detox

  • Faça um diário onde aponta todos os aspetos da dieta detox: o que comeu, receitas, quantos kg quer perder/já perdeu, horários para comer e horários para fazer desporto, sentimentos que esteja a sentir e frases ou fotografias que lhe inspirem a continuar e não desistir
  • Contrate profissionais: nutricionistas e professional trainers são algumas das opções que o podem ajudar neste percurso
  • Encontre uma fotografia sua em que esteja mais em forma e veja-a todos os dias
  • Compre roupa a baixo do seu número inicial
  • Leia histórias de sucesso de pessoas que fizeram um programa detox
  • Elabore um sistema de recompensas e de punições consoante o seu comportamento alimentar ao longo do dia
  • Exercite o pensamento positivo

Dicas para fazer um programa detox

Existem algumas regras que são obrigatórias durante uma dieta detox. Nem todas são de conhecimento geral, daí nem sempre as dietas resultarem da forma como as pessoas querem. Saber estas dicas para fazer um programa detox pode fazer toda a diferença.

Dicas para fazer uma dieta detox

  • Comer muito - é muito importante fazer várias pequenas refeições ao longo do dia em detrimento a poucas mas em grandes doses. Se tem de acordar cedo, durante a manhã faça vários pequenos lanches à base de fruta, cereais e pão integral, chás, sumos e batidos naturais. Ficar até ao almoço sem comer é gravíssimo, pois este vai ser altamente absorvido pelo seu organismo e vai ficar novamente com fome passado pouco tempo, mesmo tendo feito uma refeição com grandes quantidades de alimentos.
  • Nunca falhar o pequeno-almoço - a refeição que vai mudar o dia é aquela que ingere quando acorda. A pressa em sair de casa de manhã ou a falta de fome logo quando acorda podem ser impedimentos para fazer desta refeição o pilar dos eu dia, mas é crucial forçar o  corpo a habituar-se e invistir num pequeno-almoço rico e variado, acordar uns minutos mais cedo pode ser a solução. Não há melhor forma de começar um dia que a disfrutar uma refeição que proporciona ao nosso corpo um shot de energia e boa disposição.
  • Beber muita água - o consumo diário ideal é de 1,5 a 2 litros e é fundamental fazê-lo. A água é a melhor amiga durante a dieta detox e trás imensos benefícios para a saúde. Caso prefira pode adicionar gotas de limão, folhas de hortelã ou menta à água.
  • Fruta e legumes, sempre - a base da dieta detox são as frutas e as verduras. Estes aliementos devem estar sempre presentes no menú diário, quer esteja a fazer uma dieta detox líquida ou não. Em estado líquido os vegetais são extremamente fáceis de transportar, e uma maçã na mala é uma obrigação. Variar nos alimentos é importante mas as frutas e os legumes têm de estar sempre presentes no prato ou no copo.

Beber água na dieta de desintoxicação

  • Light ou integral - Integral, sempre. As variedades integrais têm a capacidade de satisfazer o apetite e são extremamente saudáveis: têm poucas calorias, diminuem a absorção do colesterol, fornecem energia, são um precioso aliado para o funcionamento correto do trato digestivo e intestinal.
  • Reduzir o sal, acabar com o açucar - O sal em excesso é maléfico para o nosso coração. Felizmente existem substitutos a altura como os sugeridos nos temperos das receitas detox. O açucar é altamente dispensável e extremamente proíbido num programa detox.

O que é a Dieta da Proteína

A dieta da proteína é uma dieta para emagrecer saudável. Conheça o carpádio, as diversas fases da dieta da proteína e como funciona o emagrecimento.