Quando o organismo está saturado de todas as toxinas provenientes dos alimentos que ingerimos no dia-a-dia, a dieta de detox vem na altura perfeita. Para além da presença indesejável das toxinas nos alimentos, estas podem ainda chegar ao nosso organismo através da poluição atmosférica, alguns medicamentos, álcool, químicos e cosméticos. Estas substâncias venenosas acumulam-se com frequência, gerando excesso de peso, problemas de pele, mau funcionamento do intestino (levando à sensação de barriga inchada) e aumenta a probabilidade de apanhar doenças como botulismo, tétano, disenteria e difteria.

Em que consiste a desintoxicação do organismo?

O programa detox é uma alternativa temporária ao regime alimentar habitual e tem por base vegetais e frutas, sobretudo em estado líquido que permitem desintoxicar o organismo. Estes ingredientes riquíssimos em vitaminas podem ser um substituto ou apenas um complemento da alimentação diária. Todavia, se se tratar de um substituto, é aconselhável que o faça em períodos de tempo esporádicos como:

O que é a dieta detox?

Se esta dieta de desintoxicação não passa de um complemento para a sua alimentação não se esqueça de eliminar todos os alimentos que não são permitidos numa dieta detox tais como fritos, alimentos processados e ricos em gordura, glúten e ainda, a lactose, uma vez que atrapalha bastante a desintoxicação por serem de difícil digestão.

Quais são as vantagens de uma dieta detox?

São vários os benefícios da dieta detox que se revelam no seu bem-estar, saúde e beleza, as mudanças no seu organismo vão impressionar-lhe. O programa detox é a companhia perfeita para os dias que se seguem às tradicionais festividades.



Uma dieta detox de 7 dias é suficiente para sentir as mudanças positivas. Independentemente do seu objetivo ao realizar esta dieta, concilie sempre com algum exercício para um resultado ainda mais eficaz. Uma desintoxicação do organismo de vez em quando, é benéfico para qualquer pessoa e mais que aconselhável.

Como começar uma dieta de desintoxicação?

Fazer uma dieta detox é um desafio para o qual tem de estar preparado e previamente mentalizado dado que o corpo, por não estar habituado a este tipo de regime, poderá sofrer de alguns efeitos secundários do programa detox tais como picos de fome, dores de cabeça, cólicas, diarreia, franqueza, alterações de humor, prisão de ventre e dores musculares. Não desista já, estes efeitos são pouco frequentes e o organismo humano tem a excelente capacidade de se adaptar muito rapidamente a diferentes circunstâncias, sobretudo às que lhe querem bem.

Não seja céptico, experimente as receitas detox sugeridas, são fáceis, baratas e para todos os gostos. Fique a conhecer algumas receitas de dietas detox que sugerimos:

  • Sumos e batidos detox
  • Chás detox
  • Sopas detox
  • Alimentos detox

Quando opta por uma dieta detox líquida, tenha sempre em conta que os ingredientes após serem triturados e expostos à luz, ficam facilmente degradados, perdendo as suas propriedades mais importantes. É importante ter alimentos sempre frescos e elaborar os seus sumos/batidos no momento em que os vai consumir.