A Dieta Detox funciona mesmo?

Graças à ingestão de alimentos desintoxicantes como frutas, legumes, sumos, chás e sopas, o corpo sofre uma verdadeira limpeza, ao eliminar as toxinas malignas provenientes dos maus hábitos alimentares, poluição, álcool e tabaco e receber nutrientes que são extremamente benignos para o bom funcionamento do organismo. A dieta detox funciona mesmo se a limpeza do organismo for a sua prioridade, o emagrecimento é apenas uma consequência deste fenómeno.

Os efeitos do regime de desintoxicação variam consoante o número de dias, as receitas de dietas detox  e, acima de tudo, a motivação pessoal.

Opiniões a favor do programa detox

A dieta detox para emagrecer rápido começou a ganhar notoriedade graças a celebridades de Hollywood, adeptas deste regime mais radical. Rapidamente foi adotada pelas massas através de vários formatos mas, sobretudo, através da dieta detox líquida.

Benefícios da dieta detox aos olhos de vários nutricionistas



Os benefícios da dieta detox são, aos olhos de vários nutricionistas, extremamente favoráveis e como tal, recomendam esta dieta de desintoxicação. A capacidade de limpar o organismo através da alimentação saudável, removendo as toxinas e fornecendo nutrientes é considerado por estes especialistas, uma dieta muito eficaz e recomendável de se fazer, após algum tipo de exagero a nível alimentar ou quando existe algum problema de saúde relacionado com o mau funcionamento dos intestinos.

Para testar a sua eficácia basta experimentar a dieta detox durante um dia. Para além disso, a preparação das refeições é bastante fácil e permite eliminar o que o corpo não necessita.

Opiniões contra a dieta de desintoxicação

Do outro lado deste panorama existem alguns cientistas que negam os benefícios da dieta detox. Estes especialistas afirmam que este tipo de regime é perigoso e não tem qualquer base científica. Apesar disto, estes cientistas afirmam que o efeito energizante e a sensação de leveza são, efetivamente, algumas das consequências ao fazer uma dieta detox, porém não está cientificamente provado se é uma dieta saudável. O que está comprovado é que é pouco aconselhável pessoas com diabetes, hipertensão, grávidas ou crianças sigam este programa detox.

Cientistas negam os benefícios da dieta detox.

Para os cientistas este processo de limpeza é feito pelos próprios órgãos encarregues do processo, dado que é desnecessário sobrecarregá-los com uma dieta tão restritiva. Alinhado a este ponto de vista, estes especialistas recomendam que uma dieta equilibrada todo o ano é o mais indicado uma vez que, quando se entra numa bola de neve de excessos seguidos de dietas muitos restritas, o organismo reage mal e pode vir a sofrer consequências negativas.

Combater a retenção de líquidos

A retenção de água é um problema que afeta muitas mulheres. Como diminuir os efeitos e como aliviar o desconforto? Veja como eliminar este problema!