A Dieta Cetogénica funciona?

A dieta cetogénica é extremamente simples apesar de restrita. O que é mais complexo é o fenómeno que acontece que causa o emagrecimento no organismo e o aumento de massa muscular.

Leguminosas, massas, bolachas, pão branco, gelados, arroz branco, bolo e chocolate são alguns dos alimentos proibidos na dieta cetogénica pois impedem o emagrecimento natural do organismo e por isso devem ser eliminados.

Como funciona a dieta cetogénica

A dieta cetogénica é extremamente simples a nível de cardápio porque, os alimentos permitidos na dieta cetogénica são bastante variados e saborosos, apenas está impedido de comer carboidratos. Pode ser considerada bastante restrita pois os carboidratos estão muito presentes no cardápio diário, então, o desuso destes pode causar alguma falta e outras consequências mais graves como tonturas, cansaço, desidratação, mau hálito e náuseas. Estas desvantagens também são causadas pelo fenómeno que acontece no organismo que causa o emagrecimento e o aumento de massa muscular.

A dieta cetogénica funciona

 



A massa muscular aumenta por um motivo diretamente relacionado: o consumo de proteína também aumenta. Para fazer uma dieta cetogénica é necessário abolir totalmente os carboidratos e por isso funciona à base de proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. A proteína presente em alimentos como: carnes, peixes, enchidos, laticínios, azeite, óleo, manteiga, margarina, maionese e alguns frutos secos, é o ingrediente chave para o aumento de massa muscular.

No entanto, se o seu objetivo de ganhar massa muscular sobrepõe-se ao de perder peso, a dieta cetogénica cíclica é a mais apropriada. Esta vertente da dieta cetogénica é unicamente aconselhável para atletas, exige um cardápio bastante mais elaborado e muita motivação e força de vontade para o fazer.

Perder peso na dieta cetogénica

O fenómeno que causa o emagrecimento já é mais complexo que o cardápio da dieta cetogénica pois é um processo quimíco que ocorre no nosso organismo e funciona um pouco a nível do instinto de sobrevivência - viver com as reservas.

Passados aproximadamente 3 dias do início da restrição de carboidratos (este tempo depende do metabolismo de cada um) o organismo já não tem mais energia necessária para desempenhar as funções normais do dia-a-dia. Esta situação pode ser bastante preocupante, todavia, o organismo tem a capacidade de fabricar a própria energia com o auxílio de umas substâncias denominadas corpos cetónicos, que, ao serem produzidos pelo fígado, vão buscar à gordura do corpo a energia necessária para continuar a desempenhar corretamente estas funções.

Emagrecer na dieta cetogénica

Este processo, ao utilizar a gordura para produzir energia, vai necessariamente, causar uma diminuição de peso substâncial, sobretudo quando os corpos cetónicos começam a fazer o seu trabalho.  É normal, portanto, que o emagrecimento apenas comece a surgir após 3 a 5 dias de dieta cetogénica, porém, quando começa, é extremamente rápido e mostra uns resultados fascinantes.

Dieta Detox de 3 dias

A dieta detox de 3 dias pode ser um verdadeiro desafio. As receitas de dieta desintoxicante de 3 dias permitem-lhe perder peso e limpar o ...