Quanto tempo dura a Dieta Cetogénica?

Na década de 20 a dieta cetogénica surgiu como meio para tratar as crianças com epilepsia, uma vez que mostrava uns resultados interessantes. Entretanto caiu em desuso e apenas voltou no novo milénio como resposta às tentativas de dietas para emagrecer rápido e com saúde.

Graças à eliminação dos carboidratos do cardápio como massas, pão branco, bolachas, gelados, arroz branco, bolo, chocolate e leguminosas o organismo consegue retirar energia dos excessos existentes no nosso corpo e assim, emagrecer de forma rápida.

Dieta cetogénica durante quanto tempo

Começar uma dieta cetogénica é a parte mais difícil, dado que o corpo não está habituado a receber energia por outros meios que não os carboidratos . Todavia, para que a dieta cetogénica funcione de forma saudável, os carboidratos devem ser excluídos do cardápio com a duração máxima de 2 semanas, nunca mais, uma vez que as reservas que o seu corpo está a utilizar para ter energia para as atividades diárias, irão esgotar-se eventualmente.

Sendo assim, dependendo do quanto quer emagrecer, a dieta cetogénica pode ser feita até atingir os seus objetivos estabelecidos da seguinte forma:

  • 2 semanas de dieta cetogénica seguida por 1 semana de dieta normal com adição de carboidratos

Pode fazer a dieta cetogénica desta forma o tempo que quiser até chegar à meta. Contudo, durante a semana em que está a consumir os carboidratos, para não perder o ritmo e não ganhar peso muito rápido, é aconselhável que apenas ingira carboidrados até às 18h, pois, após esta hora, tornam-se mais difíceis de digirir e não serão utilizados como energia, serão transformados em gordura.

Dieta cetogénica quanto tempo

Durante a semana de pausa os alimentos permitidos na dieta cetogénica são muito aconselháveis, apenas reduza um pouco a proteína se não for desportista. Esta semana é apenas uma pausa no período sem hidratos, não é uma pausa na dieta.



Existe uma excepção para esta rotina que é apenas válida para desportistas que querem aumentar a massa muscular: a dieta cetogénica cíclica.

Fases da dieta cetogénica

A primeira fase da dieta cetónica é a que exige mais disciplina e motivação. Nesta todos os alimentos proibidos na dieta cetogénica têm de ser eliminados do cardápio, obrigando o organismo a iniciar um processo de cetogênese, que resulta na produção dos corpos cetónicos.

Os corpos cetónicos geram energia a partir da gordura acumulada no corpo. É através deste fenómeno que o emagrecimento acontece, sobretudo quando o processo inícia, que é aproximadamente três dias após início da restrição de carboidratos.

Etapas da dieta cetogénica

Na segunda fase da dieta cetogénica, é permitido ingerir até 20 gramas de carboidratos por dia, não podendo ultrapassar esse limite. Nesse período, a fome diminui naturalmente, o que facilita o processo de manutenção da dieta. Este período ocorre durante o início da segunda semana de dieta cetogénica.

Na última fase, as coisas ficam mais fáceis: frutas que tenham menos que 10% de carboidratos na composição já são permitidas, tornando o cardápio mais diversificado. Esta fase ocorre no final da segunda semana de dieta cetogénica e na semana de pausa para quem não quer retomar os carboidratos.

A dieta seca barriga

Gostava de finalmente perder a gordura localizada no abdómen? Veja em que consiste a dieta seca barriga e tenha finalmente a barriga que sempre sonhou!