O que é a Dieta da Proteína

O regime da dieta da proteína pode ser bastante restrito pois os carboidratos têm uma presença muito marcante no cardápio diário e, a sua privação pode ter algumas consequências no organismo a curto prazo, dado que este não está habituado, tais como tonturas, cansaço, queda de cabelo, anemia e desmaios. Estas desvantagens também são causadas pelo fenómeno que acontece no organismo que causa o emagrecimento e o aumento de massa muscular.

A dieta da proteína funciona pois, o organismo tem um nível de dificuldade 30% maior em digerir proteína que gorduras e carboidratos, ou seja, este reflexo permite uma acelaração do metabolismo e eliminação das gorduras acumuladas - também graças à privação de carboidratos e gorduras e outros alimentos na dieta da proteína que não deve consumir.

Outros benefícios da dieta da proteína estão relacionados com o prolongamento da sensação de saciedade, firmeza da pele e manutenção de massa magra.

O que é proteína?

A proteína está presente em alimentos como: carnes, peixes, enchidos, laticínios, azeite, óleo, manteiga, margarina, maionese e alguns frutos secos, é o ingrediente chave para o aumento de massa muscular.

O termo proteína deriva do grego proteíos, “que tem prioridade”, “o mais importante”. As proteínas são consideradas as macromoléculas mais importantes das células. E para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas.



O que é a dieta proteína

As proteínas são formadas a partir da união de muitos aminoácidos. Elas possuem diversas funções nos mais diversos organismos. A partir disso, pode-se notar que as proteínas não são somente as mais abundantes macromoléculas, mas também, são muito importantes para a vida. As milhares de enzimas que um organismo possui são todas proteínas com funções importantes. As informações genéticas, por exemplo, são expressas através de proteínas.

Durante este período, é possível perder vários quilos na dieta da proteína pois privilegia as proteínas das carnes, do ovo (sobretudo a clara), leite e derivados e, especialmente, do whey protein - suplemento extraído do soro do leite, que oferece uma proteína de alto valor biológico, ou seja, de fácil absorção.

O que é a dieta das proteinas?

Tal como na dieta cetogénica, a dieta da proteína consiste num carpádio à base de proteínas, eliminando radicalmente os carboidratos. A dieta da proteína é extremamente simples a nível de cardápio porque, os alimentos permitidos na dieta da proteína são bastante variados e saborosos, apenas está impedido de comer carboidratos.

O que é a dieta da proteína

Uma vez que aumenta o consumo de proteína, considerando as suas propriedades mencionadas anteriormente, dá-se um aumento de massa muscular, fenómeno que está directamente relacionado. Para fazer a dieta da proteína é necessário abolir totalmente os carboidratos e por isso funciona à base de proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.

Comer sushi engorda?

Gosta de sushi, mas não sabe se pode inclui-lo na sua dieta. Será assim tão saudável como achamos que é? Descubra este prato japonês e ...