A dieta detox é um regime extremamente simples de realizar e que tem uma vantagem muito peculiar em relação às outras dietas: é barato. Na dieta detox líquida apenas é permitido consumir frutas e vegetais, que podemos facilmente encontrar no super mercado a preços extremamente acessíveis. O truque está em saber escolhê-los e em variar o máximo possível para não se cansar dos sabores.
Os batidos e sumos detox são a base desta dieta, no entanto, a sua confeção é extremamente simples, uma vez que apenas é necessário uma liquidificadora, frutas e verduras frescas e algumas sementes e temperos. Tudo se mistura com um pouco de água ou gelo e temos um sumo pronto em poucos minutos. Estes também possuem a função de promover uma limpeza no organismo e eliminar tudo que possa estar a impedir a perda de peso.
Para receitas de sumos e batidos detox veja também:
- Dieta detox de 1 dia
- Dieta detox de 2 dias
- Dieta detox de 3 dias
- Dieta detox de 5 dias
- Dieta detox de 7 dias
Sumos e batidos da dieta de desintoxicação
Tal como já referido anteriormente, as receitas detox de sumos e batidos são tão simples como juntar os ingredientes - frutas ou vegetais - e triturar na liquidificadora. Depois, ao seu gosto, pode colocar temperos ou sementes. É aconselhável que o sumo de limão expremido, faça sempre parte do seu menu de sumos e batidos detox.
Assim sendo, aqui estão alguns alimentos detox como frutas, vegetais, sementes e temperos que pode usar nos seus sumos desintoxicantes, podendo misturá-los ao seu gosto ou seguir algumas receitas já sugeridas.
- Vegetais detox: cenouras, beterraba, nabo, feijão verde, espinafres, grelos, beringelas, courgettes, abóbora, aipo, alho francês, rabanetes, tomate, alface, couve-manteiga, agrião, acelga, rábano, dente-de-leão, estragão, alho, cebolinho, tomilho, batata-doce, pepino, couve-lombarda, bróculos, repoulho, couve-galega, e cebolas.
- Frutas detox: goiaba, damasco, laranja, pêssego, limão, pêra, papaia, ananás, melancia, maçâ, abacate, morangos, amoras, framboesas, romã, kiwi, tangerina, toranja, coco, mirtilo, acerola, maracujá, melão, ameixas, nêsperas
- Sementes e leguminosas detox: pevides de abóbora, sementes de girasol, linhaça, chia, goji, quinoa, lentilhas, soja, grão-de-bico e ervilhas.
- Temperos detox: pimenta, canela, louro, azeite, vinagre balsâmico, oregãos, gengibre, alecrim, manjericão, coentros, hortelã salsa e erva-doce.
Sopas do programa detox
A seguir aos sumos detox seguem-se as sopas como as mais importantes dentro dos alimentos permitidos na dieta detox. As sopas desintoxicantes são super alimentos e têm enormes vantagens, a começar pelo facto de poder fazer uma grande dose para ir comendo ao longo da semana, sempre com o cuidado de guardar num lugar em que as suas propriedades não se degradem.
As sopas detox podem ser consumidas frias ou quentes, podem ser líquidas ou cremes e, a melhor parte, podem ser constituídas por variadissímos vegetais. A sopa é uma excelente alternativa para quem não gosta de comer vegetais, uma vez que a ingestão dos mesmos neste formato, é muito mais apetecível.
As sopas podem fazer parte da sua dieta detox, quer seja líquida ou não. São uma excelente forma para perder peso, nutrir o organismo e saciar a fome. Para sentir os benefícios da dieta detox é aconselhável que dê às sopas o papel principal do seu cardápio. Para além disso, siga sempre as receitas detox que sugerimos.