Que alimentos são permitidos numa Dieta Detox?

Quando o organismo está saturado de todas as toxinas provenientes dos alimentos que consumimos rotineiramente, está na altura de fazer uma dieta detox. Para além da alimentação, estas substâncias venenosas alcançam o corpo humano através da poluição atmosférica, álcool, alguns medicamentos, químicos e cosméticos. As toxinas, ao acumularem-se no organismo, geram excesso de peso, mau funcionamento do intestino e problemas de pele.

Alimentos líquidos permitidos num programa detox

Se está a fazer uma dieta detox líquida, é aconselhável que não ultrapasse os três dias, uma vez que pode sofrer de algumas carências nutricionais. Quando opta por uma dieta detox líquida, tenha sempre em conta que os ingredientes após serem triturados e expostos à luz, ficam facilmente degradados, perdendo as suas propriedades mais importantes. É importante ter alimentos sempre frescos e elaborar os seus sumos/batidos para consumir imediatamente.

Bebidas para uma dieta de desintoxicaçao



Os alimentos líquidos permitidos numa dieta detox podem ser líquidos por natureza ou sólidos triturados, como verduras ou frutas. Através das receitas de dietas detox são visíveis os ingredientes mais utilizados e mais indicados para o programa de desintoxicação.

  • Alimentos líquidos: são permitidos chás que não sejam mate, sumos naturais sem qualquer tipo de adição de açucares, azeite e óleo extra-virgem, leite de amêndoa e água.
  • Alimentos líquidos triturados: sopas sem batata e caldos de culinária, frutas de preferência as menos calóricas, vegetais, leguminosas, sementes e frutos secos sem sal.

Alimentos sólidos que pode comer na dieta de desintoxicação

Não obstante o facto de continuar a comer alimentos sólidos, o consumo de líquidos deve ser sempre superior, caso contrário, não é uma dieta detox. Os alimentos sem serem triturados possuem mais calorias, para uma pessoa com um estilo de vida pouco sedentário, este tipo de alimentação é mais apropriada, pois proporciona mais energia.

Comida permitida na dieta detox

A dieta detox funciona muito através do consumo de batidos de frutas e vegetais triturados, logo, os alimentos mastigáveis devem ser vistos apenas como um complemento e quando possível, devem ser evitados. Para continuar a usufruir dos benefícios da dieta detox sem prescindir dos sólidos, coma apenas estes alimentos:

  • Frutas e verduras orgânicas
  • Carnes brancas e peixe, sempre frescos, grelhados ou cozidos
  • Sementes e oleaginosas
  • Cereais e arroz integral
  • Leguminosas e frutos secos naturais

Verduras de primavera

Ao incluirmos na nossa dieta verduras da época beneficiamos por completo dos seus nutrientes. Conhece as principais verduras de primavera!