Com um nome um pouco invulgar, a dieta cetogénica trouxe uma novidade para o mosaico de dietas existentes. Esta, tal como as outras dietas para emagrecer, tem de ser levada com empenho e dedicação para conseguir atingir os óptimos resultados que esta dieta cetónica origina.
É possível confirmar que a dieta cetogégina funciona pois durante o período de dieta o organismo será forçado a produzir muito mais cetose, dada a reduzida ou inexistente ingestão de carboidratos e outros alimentos proibidos na dieta cetogénica.
O que é dieta cetogénica
A pirâmide alimentar da dieta cetogénica para perder peso é um pouco diferente das outras dietas para emagrecer rápido e com saúde, pois esta dieta tem como base a exclusão total dos carboidratos e, é a partir deste fenómeno que tudo acontece.
Ao fazer a dieta cetogénica o organismo perde muito rapidamente gorduras uma vez que utiliza como fonte de energia apenas o que já se encontra acumulado no corpo. O emagrecimento é rápido no entanto esta dieta distingue-se por exemplo da dieta do abacaxi pois esta é altamente restritiva e poderá ser um verdadeiro desafio.
A escassez no fornecimento de carboidratos obriga o organismo a encontrar uma fonte de energia alternativa.
O tempo que dura a dieta cetogénica varia exclusivamente do seu metabolismo e do cardápio que faz durante este período. Os alimentos permitidos na dieta cetogénica são o primeiro aspecto a ter em consideração para fazer este regime.
A dieta cetogénica pode ser difícil mas logo que se habitue eis os resultados que irão aparecer:
- Queima de gordura, a principal vantagem da cetose é a capacidade do organismo de usar a gordura acumulada como fonte de energia.
- Baixa os níveis de insulina, níveis baixos de insulina promovem a libertação de hormonas benéficas para o corpo, como hormonas de crescimentos que podem ajudar na construção muscular.
- Reduz o apetite, as cetonas têm um impacto sobre a colecistocinina (CCK), uma hormona que controla o apetite.
- Guarda proteína, devido à abundância de ácidos gordos a proteína não é convertida em energia, tendo mais proteína disponível para a construção muscular.
O que são corpos cetónicos
Os corpos cetónicos são o resultado do fígado que conseguem passar a barreira hemato-encefálica e servir de combustível ao cérebro, bem como a outros tecidos, assumindo o papel que a energia proveniente dos carboidratos fornecem mas sem os efeitos negativos - gordura e tóxinas em excesso.
Os corpos cetónicos podem-se acumular no corpo. Altos níveis de cetonas são tóxicas e podem levar a uma condição conhecida como cetoacisode. É um problema comum em diabéticos do tipo 1 e pode ser fatal.
Quem não sofre de diabetes não precisa de se preocupar com nada, pois a produção de cetonas é regulada, permitindo ao corpo voltar ao nível normal de pH.