Com tanta opção de dietas para emagrecer, por vezes torna-se um desafio conseguir escolher a dieta que é nos mais apropriada, consoante as nossas necessidades, estilo de vida, objetivos e quantidade de peso que queremos perder.
Um regime que lhe permita perder peso de forma rápida e saudável e, ao mesmo tempo, ganhar massa muscular e acelarar o metabolismo, é a dieta da proteína, uma dieta restrita mas fazível quando existe motivação e força de vontade.
Alguns dos benefícios da dieta da proteína que o podem ajudar a ganhar a motivação necessária para fazer uma dieta para emagrecer são o facto de deixar o corpo mais sequinho, menos flácido, reduzir o apetite, perder gordura e ganhar massa muscular.
Como é a dieta da proteína
A dieta da proteína divide-se em três fases, cada uma com diferentes durações e com diversos regimes alimentares e número de calorias ingeridas diariamente. Para fazer a dieta da proteína tem de seguir esta rotina meticulosamente, caso contrário não vai funcionar:
- Primeira fase da dieta da proteína, tem a duração de 14 dias e é a fase da dieta mais restrita. Pode perder até 7 quilos nesta fase da dieta da proteína e pode apenas ingerir 1000 calorias diariamente. Esta fase é a mais restrita mas não é a que emagrece mais rapidamente, pois o metabolismo demora pelo menos 3 dias a acostumar-se ao cardápio e o organismo perde muita água, acabando por poder criar alguma flacidez. O aconselhável é fazer muito exercício fisico, de peferência musculação (cárdio nem pensar) e beber liquídos abundantemente. Os líquidos permitidos podem ser encontrados nos alimentos permitidos na dieta da proteína, pois nem todas as bebidas são indicadas nesta dieta.
- Segunda fase da dieta da proteína é menos restrita, pois reduz as restrições alimentares gradualmente, começando com 1100 calorias diariamente e terminando com 1500. Esta fase dura 5 semanas e permite uma enorme redução de massa gorda e aumento de massa muscular.
- A terceira fase da dieta da proteína consiste no mantimento do peso, logo, não tem duração. Esta fase consiste numa alimentação saudável e equilibrada com o objetivo de não ganhar os quilos que emagrece durante a dieta da proteína.
Motivos para fazer a dieta da proteína
A proteína está presente em alimentos como carnes e peixes e é extremamente importante para o equilibrio nutricional do organismo e para a saúde do corpo. Existem algumas contra indicações da dieta da proteína associadas ao consumo em excesso ou ao consumo inadequado.
A verdade é que as pessoas tendem a comer bastante proteínas, mas ingerem estes alimentos acompanhados com muitos carboidratos e outros alimentos que não contríbuem para que a dieta da proteína funcione adequadamente. Saiba os motivos pelos quais deve consumir mais proteína:
- Reduz drásticamente o apetite e a vontade de comer
- Aumenta a massa muscular
- É boa para os ossos
- Acelera o metabolismo e queima gordura acumulada
- Baixa a pressão arterial
- Acelera a recuperação do organismo